Câmbio automático: tome cuidado na hora de parar!

Muita gente que possui carro com câmbio automático costuma cometer um erro simples (mas que pode causar um grande prejuízo) na hora de estacionar o carro

cambio
Ao estacionar, passe primeiro para N e só depois do freio deixe em P

 

Basta dar uma olhada rápida nas ruas e avenidas mais movimentadas das grandes cidades brasileiras para constatar o aumento no número de automóveis dotados de câmbio automático. Antes restritos a modelos de luxo, esse tipo de caixa vem se tornando cada vez mais popular – e acessível – com o passar do tempo e muita gente aposta que, em breve, as vendas de carros automáticos vai superar a dos convencionais com câmbio manual.

O problema é que embora mais motoristas estejam lidando com as caixas automáticas (ou automatizadas), nem todo mundo sabe que esse tipo de câmbio exige alguns cuidados e o principal deles surge na hora de estacionar o carro. A maioria dos condutores simplesmente para o carro, põe a alavanca do câmbio na posição P, aciona o freio de estacionamento e pronto. Identificou o erro? Em caso positivo, você está de parabéns, mas, se você achou que o procedimento acima não tem nada de errado, é bom rever seus hábitos. O erro está em deixar o câmbio em P antes de acionar o freio de estacionamento, e agora explicamos o motivo.

Quando se desloca a alavanca do câmbio para a posição P, uma trava é acionada no câmbio a fim de impedir que as engrenagens se movimentem. Só que quando essa trava é acionada antes do freio, é ela – e não o conjunto do freio – que vai imobilizar o veículo. O risco aumenta no caso de se estacionar em um aclive ou declive, pois daí a trava do câmbio vai ter de segurar todo o peso do carro. Imagine o que pode ocorrer se, nessa condição, outro automóvel der uma “batidinha” no seu carro ao manobrar. A trava pode quebrar e danificar toda a caixa de câmbio, gerando um prejuízo enorme.

Assim, se você possui um veículo com caixa automática ou automatizada, lembre-se de seguir sempre o seguinte procedimento ao estacionar: pare o carro completamente, desloque a alavanca do câmbio para N, acione o freio de estacionamento e só então ponha a alavanca em P. Com o passar do tempo, esse “ritual” vai se tornar automático e você nunca vai correr o risco de ficar com o carro “travado” e com o câmbio danificado.