Nova ferramenta da Volvo ajuda a criar carros mais inteligentes

Portal de Inovação oferece uma série de recursos para colaboradores criarem serviços e aplicativos mais seguros

 

A Volvo lançou uma interessante ferramenta para que colaboradores internos e externos da área de criação desenvolvam soluções para deixar os automóveis mais seguros. O Portal de Inovação (https://developer.volvocars.com) disponibiliza uma variedade de recursos gratuitos que abrem caminho para o surgimento de novos serviços e aplicativos para automóveis.

Com a ajuda de softwares aprimorados, a Volvo pretende aumentar as possibilidades para seus clientes deixarem os veículos mais personalizados, de acordo com a necessidade de cada um. “Os carros estão mais inteligentes e conectados, o que causa uma crescente demanda por aplicativos e serviços”, diz Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars. “Ao oferecer os recursos gratuitamente, apoiamos as melhores ideias em cada campo de atuação.”

Os recursos do portal são úteis para desenvolvedores, pesquisadores, especialistas em casas inteligentes e designers gráficos. “Ao disponibilizá-los, a Volvo Cars segue sua longa tradição de compartilhamento de conhecimento e pesquisa para contribuir com vias mais seguras”, revela Green.

O Portal de Inovação possui um emulador que recria o Android Automotive Operating System e outros aplicativos do Google usados ​​em novos modelos da Volvo. Ele é uma ferramenta útil no suporte a desenvolvedores que querem projetar, desenvolver, testar e publicar aplicativos diretamente no Google Play do carro.

A plataforma também agrega o Extended Vehicle API. Com o consentimento dos clientes, a API permite aos desenvolvedores acessarem os dados do painel, como carga, nível de combustível e distância percorrida, utilizando-os para criar e fornecer novos serviços.

Outros recursos incluem um modelo de carro 3D de produção para download do Volvo XC40 Recharge. Serve para uso em aplicativos de visualização, realidade virtual, experiências cinematográficas e configuradores de carros.

Já o conjunto de dados Lidar detecta objetos ao redor do automóvel a até 250 metros de distância, digitalizando o ambiente com pulsos de luz laser.

Com o tempo, o Portal de Inovação crescerá com o acréscimo de mais recursos. Nos próximos meses, será lançado um modelo 3D totalmente funcional. Ele contará com replicações digitais dos sensores físicos do carro, permitindo aos usuários testar todos os dados para fins de pesquisa e educação.