Ford passa a vender motores elétricos para o público nos EUA

Anúncio foi feito no Sema Show e vai permitir aos preparadores criarem modelos personalizados totalmente elétricos

Ford F-100 Eluminator - Caderno Garagem

A Ford americana revelou na terça-feira, 2, a sua visão do futuro dos veículos personalizados no já tradicional Sema Show, em Las Vegas. A partir de agora, a montadora vai disponibilizar o motor elétrico do Mustang Mach-E GT Performance para o público nos Estados Unidos em suas revendedoras ou por meio de sua divisão de alto desempenho Ford Performance Parts.

O anúncio foi feito ao mesmo tempo em que foi apresentada a picape conceito F-100 Eluminator Concept, que conta com dois motores elétricos oriundos do Mustang Mach-E GT Performance Edition, capazes de entregar 487 cv e 87,6 kgfm e exibe o visual clássico da picape F-100 de 1978. “O F-100 Eluminator Concept é uma prévia de como estamos apoiando nossos clientes para que eles se tornem totalmente elétricos e adotem o conceito de emissão zero”, declarou Eric Cin, diretor global de personalização, acessórios e licenciamento de veículos da Ford.

O F-100 Eluminator Concept foi projetado e produzido pela divisão Ford Performance em parceria com a preparadora MLe Racecars e montado sobre a base criada pela Roadster Shop. Já o interior foi criado pela JJR Fabrication e pela MDM Upholstery (responsável pelos bancos e revestimentos). As rodas de alumínio de três partes foram fornecidas pela Forgeline e receberam pneus Michelin Latitude Sport 275/45 de 19”.

Ford F-100 Eluminator - Caderno Garagem
Ford F-100 Eluminator Concept foi revelado no Sema Show

De olho no mercado

Segundo a Ford, a indústria de acessórios e componentes de desempenho para veículos movimenta cerca de US$ 50 bilhões anualmente, envolvendo desde preparação e personalização de veículos (on e off-road) a itens eletrônicos e elementos estéticos. O conjunto motriz Eluminator é o primeiro item de um portfólio de alto desempenho para veículos elétricos da Ford que, ao que tudo indica, só deve crescer nos próximos anos.

Identificada com o código nº M-9000 MACH-E, o motor elétrico já pode ser encontrado nos distribuidores autorizados de peças originais Ford ou por meio do site da divisão Ford Performance Parts, pelo preço sugerido de US$ 3.900 e é indicado para preparadores que buscam um conjunto motriz transversal para eletrificar uma série de veículos, de modelos modernos a antigos, incluindo picapes e SUVs.

Ford F-100 Eluminator - Caderno Garagem

Cada unidade Eluminator é capaz de entregar 285 cv e 43,8 kgfm e é homologada para ser usada em automóveis nos 50 Estados americanos. Futuramente, a Ford Performance planeja desenvolver uma lista mais ampla de componentes para o conjunto motriz Eluminator em parceria com algumas das principais fabricantes de  componentes, incluindo sistemas de bateria, controladores e inversores para proporcionar o pacote de soluções completas de eletrificação de reposição prontas para uso.

“Não há como negar que o desempenho dos veículos elétricos pode ser muito divertido, e à medida em que a indústria avança em direção à eletrificação, os esportes motorizados e o mercado de reposição também precisa ir na mesma direção”, afirmou Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance. “Da mesma maneira que a Ford está comprometida em liderar a revolução elétrica em termos de produtos, a Ford Performance está empenhada em vencer na área de alto desempenho e de esportes motorizados”, completou.