Stellantis estreia na liderança do mercado nacional

Conglomerado conseguiu emplacar cinco veículos entre os dez mais emplacados no País em janeiro; Fiat lidera entre as marcas, enquanto Chevrolet Onix segue como o carro mais vendido do Brasil

Jeep Renegade
Jeep Renegade foi o SUV mais vendido do País em janeiro

 

De acordo com o balanço mensal referente ao mês de janeiro, divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o recém-formado grupo Stellantis – que reúne as marcas dos antigos grupos PSA Peugeot Citroën e FCA Fiat Chrysler – iniciou suas operações no Brasil em alta, já que cinco dos dez automóveis mais vendidos do País pertencem ao grupo. São eles Fiat Strada, Jeep Renegade, Fiat Toro, Jeep Compass e Fiat Argo.

As montadoras instaladas no País totalizaram 162.567 veículos comercializados em janeiro deste ano, o que representa retração de 11,7% na comparação com o mesmo mês de 2020, quando foram emplacadas 184.112 unidades. Também houve queda (30,17%) em relação a dezembro do ano passado, que teve 232.795 modelos licenciados. O recuo, porém, já era esperado, de acordo com Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave. “Historicamente, o mês de janeiro costuma apresentar uma pequena retração nas vendas, já que os gastos das famílias aumentam nesse primeiro mês do ano, com matrículas e materiais escolares, IPVA, entre outras despesas. Além disso, alguns modelos estão com pouca disponibilidade no mercado, em função da falta de comonentes, o que tornou previsível a queda nas vendas”, afirmou.

Chevrolet Onix
Chevrolet Onix, aqui na versão RS, segue como o carro mais vendido do Brasil

O Chevrolet Onix segue imbatível como o automóvel mais vendido do País, com 10.567 unidades licenciadas no mês, seguido pela picape Fiat Strada (9.232), Hyundai HB20 (7.936), Chevrolet Onix Plus (7.139) e Jeep Renegade (7.091). Entre as marcas, a Fiat liderou, com 30.891 veículos vendidos, seguida por Chevrolet (26.614), Volkswagen (26.577), Hyundai (14.788) e a surpreendente Jeep (12.126). Foi a primeira vez que a marca de utilitários de origem americana ocupou uma colocação tão alta no mercado nacional.

Fiat Strada
A bem-sucedida Fiat Strada continua líder no segmento

No segmento de entrada, o VW Gol continua firme na liderança, e teve 6.277 unidades emplacadas; já a segunda posição mudou de dono em janeiro, com o Fiat Mobi (4.784 veículos) superando o Renault Kwid (3.896). Essa disputa promete se manter acirrada no decorrer do ano.

VW Gol
O VW Gol ainda é o modelo de entrada campeão de vendas

Outro modelo que não foi incomodado na liderança da categoria foi o Toyota Corolla, que graças às suas 2.224 unidades vendidas em janeiro, se manteve com boa vantagem em relação ao vice-líder Honda Civic (1.732). Na terceira posição vem o VW Jetta, muito atrás dos líderes, com apenas 402 modelos emplacados no mês.

Toyota Corolla
O Toyota Corolla é o sedã médio líder na categoria

No segmento mais badalado – e disputado – do mercado, o de SUVs, o já mencionado Jeep Renegade obteve boa vantagem com seus 7.091 veículos licenciados, sobre o segundo colocado, o VW T-Cross (5.241). A terceira posição é de outro Jeep, o Compass, com 5.029 unidades.

Por fim, também não houve mudanças na liderança entre os comerciais leves, com a dupla bem-sucedida da Fiat Strada e Toro seguindo como as mais vendidas, com 9.232 e 5.233 unidades comercializadas, respectivamente. Da mesma forma, a Toyota Hilux manteve a terceira posição, com 3.301 modelos emplacados em janeiro.