Suzuki lança linha 2022 do SUV compacto Jimny

Quatro versões do modelo ganham mudanças sutis e partem de R$ 100.9990

 

Bem-vindo a 2022! Repetindo uma estratégia bastante comum na indústria automotiva – de lançar, no início do ano, um modelo do ano seguinte –, a Suzuki já está apresentando a linha 2022 do Suzuki Jimny em quatro versões: 4Work (R$ 100.990), 4All (R$ 104.990), 4Sport (R$ 112.990) e 4Sport Forest (R$ 119.990).

As mudanças são mínimas: as versões 4Sport e 4Sport Forest têm rodas revestidas na cor grafite e novo skid plate (peça colocada na parte interior do para-choques dianteiro).

As configurações também passam a oferecer acabamento em grafite na parte inferior da tampa do porta-malas e novo friso lateral. Todas dispõem de aviso de alerta se o cinto de segurança não estiver afivelado. Já a versão 4ALL ganhou tecido no revestimento dos bancos renovado.

Um dos pilares do Jimny é sua capacidade off-road. Dotado de sistema 4×4, a mudança da tração é feita com um simples toque no botão do painel, alterando para 2WD (adequado para uso urbano com tração traseira), 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L (que dobra o torque e enfrenta obstáculos off-road com 4×4 reduzida).

O que também ajuda a encarar as trilhas são a altura livre do solo, de 20 cm, o ângulo de entrada de 45° e de saída de 51º. O raio de giro é de apenas 4,90 metros, característica que auxilia nas manobras em pontos mais estreitos de uma trilha ou em vagas de garagem.

Fabricadas em Catalão (GO), as quatro versões são equipadas com motor 1.3 a gasolina, quatro cilindros em linha, de 85 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 11,2 kgfm a 4.100 rpm, além do câmbio manual de cinco marchas.

Segundo a montadora, o chassi heavy duty garante mais robustez e durabilidade e deixa o carro pesando somente 1.060 kg. As suspensões dianteira e traseira utilizam molas helicoidais sobre eixo rígido, reduzindo os custos de manutenção e aumentando a longevidade do veículo. Em caso de colisão, a segurança dos ocupantes é reforçada pelas barras de proteção lateral.

No interior, os bancos do Jimny apresentam diversas configurações e os traseiros são bipartidos e rebatíveis com cinco posições de inclinação. Eles proporcionam maior ergonomia, conforto e praticidade ao adequar o volume de bagagem.