Celular ao volante? Não faça isso

A Lexus ajuda você a abandonar este péssimo hábito

E então, você usa o celular enquanto dirige? Talvez a resposta seja não e você não faça parte da imensa quantidade de pessoas que usa este aparelho que já faz parte da nossa vida enquanto dirige. Basta olhar ao redor no meio do trânsito das cidades e até nas estradas para perceber que muita gente desobedece ao Código Nacional de Trânsito e insiste em atender e fazer ligações, e principalmente digitar enquanto dirige, já que a comunicação hoje em dia se baseia bastante na troca de mensagens.

A indústria automotiva não para de lançar novos sistemas que objetivam que você não tire os olhos da estrada. São sensores que acompanham o movimento dos seus olhos, mostradores mais acessíveis, ‘displays’ virtuais (headup display) que projetam imagens sobre o painel, acionamento de sistemas por voz ou gestos, enfim, por trás disso tudo, a importância de não se perder o foco no caminho à frente e nas surpresas que ele pode proporcionar.

Quanto tempo você acha que leva para olhar uma mensagem de texto quando você está dirigindo; um segundo, dois segundos? Se você pensou assim, saiba que não está sozinho. A maioria dos motoristas acredita que mensagens de texto e condução criam apenas uma distração momentânea. Hoje, 6 de abril, a Lexus lançou um alerta que desmonta esta tese e serve como um puxão de orelha em quem comete este equívoco. O tempo médio necessário para enviar ou receber uma mensagem de texto quando você está ao volante é de 4,6 segundos, de acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos Estados Unidos.

No Brasil, o uso do celular ao volante só perde para o excesso de velocidade e embriaguez ao volante como maiores causas de mortes no trânsito, segundo mostra uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, a Abramet.

Abril é o Mês da Conscientização da Condução Distraída, criado pelo Conselho Nacional de Segurança (NSC) há mais de 10 anos. É um bom momento para refletirmos e reconsiderarmos as escolhas que fazemos quando estamos ao volante. Dirigir distraído é perigoso e letal, foram 3.142 vidas perdidas em 2019 (dados mais recentes disponíveis) de acordo com a NHTSA. Ler ou enviar mensagem de texto é a distração mais alarmante. A 90 km/h, tirar os olhos da estrada por 4,6 segundos é como dirigir o comprimento de um campo de futebol inteiro com os olhos fechados.

Para mostrar com clareza como isso se dá na prática, foi produzido um vídeo chamado “Driving Disrupted”, lançado hoje, no qual a Lexus demonstra exatamente o que acontece quando os motoristas não podem mais ver a estrada por 4,6 segundos. Os participantes foram convidados ao volante de um Lexus NX em um circuito fechado, achando que se tratava de um ‘test drive’ de rotina. O que eles não sabiam é que dirigiam um NX especialmente modificado, chamado de NX 4.6. O SUV foi equipado com tecnologia eletrocrômica que transforma o para-brisa e as janelas de transparentes para opacas, bloqueando completamente a visão do motorista por 4,6 segundos. O vídeo captura o caos que se segue.

“A Lexus quer trazer consciência à segurança ao volante, mudando as percepções sobre mensagens de texto e condução”, disse Vinay Shahani, vice-presidente de marketing da Lexus nos EUA. “Mesmo os sistemas de segurança mais avançados na estrada hoje não podem substituir a atenção total do motorista.”

Dê uma olhada no vídeo abaixo (em inglês) e confira o que pode acontecer na sua próxima mensagem enviada enquanto dirige. Opa, esquecemos que você não faz isso, só os outros, não é mesmo? Afinal, ninguém quer cometer uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).