Jaguar F-Pace reestilizado é lançado no Brasil

SUV britânico chega com novo visual, motor 6-cilindros e mais itens tecnológicos. Preços vão de R$ 463.750 a R$ 743.950

A Jaguar Land Rover do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 7 de junho, a chegada ao País do seu reestilizado SUV F-Pace. Entre as atrações do modelo – que ainda é da linha 2021 – destaque para o visual modernizado, com novos para-choques, faróis e lanternas, além do capô com vincos mais pronunciados. Na parte interna, o destaque é a central multimídia Pivi Pro, com tela curva de 11,4” de alta definição, que facilita a visualização, independentemente da incidência da luz.

Outra atração está sob o capô, onde o F-Pace agora exibe o 6-cilindros turbo a gasolina de 3.0 litros, denominado P340, capaz de entregar 340 cv e 48,9 kgfm. Esse motor substitui o anterior 2.0 turbo AJ200, que gerava 250 cv e 37,2 kgfm. De acordo com Thiago Marques, gerente de marketing de produto da empresa, o novo propulsor possui melhor desempenho e equilíbrio de emissões de CO2, além de apresentar custo-benefício mais vantajoso.

Mas, como pode um 6-cilindros ser mais eficiente que um 4-cilindros? A resposta pode estar no sistema híbrido leve, que recupera parte da energia cinética desperdiçada em frenagens e desacelerações. Estranhamente, porém, esse importante detalhe não foi explicado na apresentação do veículo e como não houve espaço para perguntas, ninguém pôde saber como o sistema funciona. O câmbio, por sua vez, é sempre automático de oito marchas, com tração integral permanente.

Não houve alterações com relação às dimensões do veículo, já que se tratou de uma reestilização do modelo, assim o F-Pace segue com 4,75 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,66 m de altura e 2,87 m de entre-eixos, o que garante muito espaço interno para até cinco ocupantes. Com relação ao porta-malas, ele acomoda até 613 litros com os bancos traseiros na posição normal e 1.440 litros com eles rebatidos. Entre os equipamentos disponíveis, há controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa, assistente de manobras com câmeras3D, monitor de fadiga, monitor de ponto cego, entre outros.

Antes de detalhar os preços, é preciso esclarecer que o Jaguar F-Pace passa a ser oferecido em três versões com o novo motor P340: a de entrada S, cujo preço parte de R$ 463.750, mas com o pacote de opcionais sugerido (teto panorâmico, quadro de instrumentos digital e carregador de celular por indução) passa a R$ 478.950, a R Dynamic S, que custa R$ 474.850 sem opcionais e R$ 498.950 com os mesmos itens sugeridos da versão anterior, mais conjunto estético Black Pack e rodas de 20”, e a R Dynamic SE, que sai por R$ 510.550, mas chega a R$ 527.950 com os itens opcionais mencionados nas outras versões e o sistema de áudio da marca Meridian. Por fim, há o esportivo SVR, com motor V8 sobrealimentado por compressor mecânico, com 550 cv e 71,4 kgfm, cujo preço sugerido é R$ 725.950 sem opcionais e R$ 743.950 completo. A nova linha de SUVs da Jaguar já pode ser encontrada nas mais de 38 concessionárias da marca em todo o País.