Avaliação: Audi e-Tron Sportback

Cupê da marca alemã tem retrovisores virtuais e uma série de tecnologias embarcadas

Audi e-Tron - Caderno Garagem

Parece fácil, mas é preciso se acostumar. Você entra no carro, se ajeita no banco do motorista, aciona o motor totalmente silencioso e se prepara fazer a primeira manobra. Em vez dos retrovisores convencionais, câmeras captam as imagens externas e as projetam para o monitor da parte de dentro da porta.

Em vagas mais apertadas, como as do condomínio onde moro, a gente perde um pouco a noção de profundidade e da distância do carro ao lado, o que impõe a necessidade de estacionar sem pressa e esterçar um sem-número de vezes para desviar dos pilares.

Sim, uma tarefa básica, como a de encaixar o carro na vaga, foi a maior dificuldade que senti ao dirigir o Audi e-Tron Sportback, segundo modelo 100% elétrico importado pela marca alemã ao Brasil (o primeiro foi o e-Tron com carroceria SUV). Uma vez familiarizado com a tecnologia, aí é só diversão.

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Mas prepare-se para chamar atenção. Estar a bordo de um cupê de R$ 625.990, bonito e sem emitir barulho tem seu preço, que é dar detalhes sobre a máquina aos amigos, manobristas e motoristas que param ao seu lado no trânsito.

Equipado com dois motores elétricos que entregam 408 cv de potência e 67 kgfm de torque, o e-Tron Sportback só não excede os 200 km/h porque a velocidade máxima é limitada eletronicamente. Ao pisar fundo no acelerador, logo se sente o torque imediato, que lhe garante ótimo desempenho na aceleração: apenas 5,7 segundos no 0 a 100 km/h.

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Habitue-se, cada vez mais, a ler sobre baterias de ion-lítio em vez de motor flex, diesel ou gasolina. No caso do e-Tron Sportback, são 36 módulos que somam 700 kg (do total de 2.600 kg) e garantem autonomia de quase 450 km, o que permite, por exemplo, uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro sem paradas forçadas para recarga. Se houver necessidade, porém, a bateria recupera 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos nos postos de recarga ultra-rápida.

A regeneração da bateria – que tem garantia de oito anos –também acontece quando o motorista pisa no freio ou tira o pé do acelerador, a exemplo de outros automóveis elétricos, como o Nissan Leaf e Caoa Chery Arrizo.

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Mais ou menos evoluído, o conceito da propulsão elétrica é parecido em todos os modelos já disponíveis no Brasil. O que surpreende no e-Tron Sportback é o nível de tecnologia. O motorista terá de se esforçar muito para usar todos os recursos oferecidos pela Audi. E fica a pergunta: “será que eu preciso de tudo isso?”.

Entre os recursos, ele tem bancos dianteiros elétricos de couro com ajuste lombar e memória para motorista, teto solar panorâmico, projeção da palavra e-Tron na abertuea de todas as portas e luzes internas com 30 opções de personalização.

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Fabricado em Bruxelas (Bélgica), o cupê mede 4,90 metros de comprimento, 2,04 m de largura, 1,62 m de altura e 2,93 m de distância entre-eixos. As medidas e a ausência de túnel central proporcionam espaço para três adultos no banco de trás. O porta-malas não é muito fundo, mas é longo, podendo acomodar 555 litros. Se o banco traseiro for rebatido, a capacidade aumenta para 1.665 litros. 

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Na dianteira, o capô robusto e vincado termina na grade octogonal que, por sua vez, é ladeada por grandes entradas de ar. Na traseira, uma faixa de luz conecta as lanternas de LED. Por dentro, painel e console central agrupam dois displays de 10,1 e 8,6 polegadas, sensíveis ao toque e levemente direcionados para o motorista.

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O display superior fornece informações de entretenimento, navegação e configurações do automóvel. No inferior, ele gerencia entrada de texto, funções de conforto e ar-condicionado digital.

Com menu intuitivo, a central multimídia tem sistema de navegação e interface para iOS e Android Auto. São tantas funções, tantos dispositivos que o motorista deve dedicar bons minutos para explorar a tecnologia minuciosamente.

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A ampla lista de tecnologias embarcadas inclui controles de tração e estabilidade, controle automático de descida, sensores e estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, auto hold e head up display.

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Além de trazer para o Brasil seus carros elétricos, a Audi vem se empenhando para que ninguém fique a pé, sem bateria. Ele está investindo R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga para instalação de 200 estações até 2022 em shoppings, hotéis, supermercados e restaurantes.

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