Porsche lança versão fora-de-estrada do Taycan

Batizado como Taycan Cross Turismo, novo modelo vai chegar ao mercado europeu no terceiro trimestre em quatro configurações; no Brasil, preços vão partir de R$ 649.000 e as entregas devem ocorrer até o fim do ano

taycan
Não parece, mas a Porsche afirma que essa é a versão off-road do Taycan

 

A Porsche apresentou, durante evento transmitido da Alemanha, o Taycan Cross Turismo, versão off-road do seu modelo totalmente elétrico. Com previsão de chegada ao mercado europeu no verão daquele continente (terceiro trimestre), o modelo vai contar com tração nas quatro rodas e suspensão pneumática adaptativa. Já na cabine, os ocupantes terão à disposição espaço 36 mm maior para a cabeça no banco traseiro, além de porta-malas com capacidade superior a 1.200 litros (até o teto), de acordo com a montadora.

“Em 2019, enviamos um sinal importante com o lançamento do nosso primeiro carro totalmente elétrico,” disse Oliver Blume, diretor do conselho executivo da Porsche, durante a apresentação. “Nos vemos como pioneiros da mobilidade sustentável; até 2025, metade dos nossos veículos novos serão eletrificados – totalmente elétricos ou híbridos Plug-In. Em 2020, um em cada três dos nossos veículos fabricados na Europa tinham um conjunto motriz eletrificado, a eletromobilidade é o futuro, e com o Taycan Cross Turismo, damos um grande passo nessa direção”, completou.

taycan
Repare no tamanho do limpador do vidro traseiro

A linha Taycan Cross Turismo terá quatro versões, que estarão disponíveis já no lançamento, e a montadora informou que a bateria Performance Plus, que tem capacidade de 93,4 kWh será item de série. Os modelos são os seguintes:

. Taycan 4 Cross Turismo: com 380 cv à disposição, pode chegar a 476 cv no modo Overboost. Dotado de Controle de Largada, acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge 220 km/h de velocidade máxima. Autonomia de 389 km a 456 km.

. Taycan 4S Cross Turismo: 490 cv no modo normal, ou 571 cv no Overboost, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e máxima de 240 km/h. A autonomia varia entre 388 km e 452 km.

. Taycan Turbo Cross Turismo: dispõe de 625 cv – mas pode chegar a 680 cv com a função Overboost e Controle de Largada. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e alcança 250 km/h de velocidade máxima. Consegue rodar entre 395 km e 452 km sem recarregar.

. Taycan Turbo S Cross Turismo: a versão mais potente da gama, conta com 625 cv no modo normal, e incríveis 761 cv no Overboost com Controle de Largada. Com isso, consegue “voar” de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, MS a velocidade máxima é limitada a 250 km/h. A autonomia é de 388 km a 419 km.

taycan
A suspensão permite aumentar a altura em relação ao solo

Detalhe: a autonomia de todas as versões segue o ciclo WLTP.

Todos contarão com tração integral e suspensão a ar, mas o pacote com design off-road é opcional e aumenta a altura da carroceria em relação ao solo em até 30 mm, permitindo ao Taycan trafegar inclusive sobre pisos mais acidentados. Já o modo de condução Gravel (cascalho) ajusta o carro automaticamente para rodar sobre pisos em más condições de conservação.

taycan
Versão Turbo S (à esq.) e a 4S

O Taycan Cross Turismo tem chegada confirmada no Brasil e já pode ser encomendado nas concessionárias da marca em todo o País. Seu preço sugerido parte de R$ 649.000 (versão 4 Cross Turismo) e inclui a instalação de um carregador doméstico. A previsão de entrega é para o segundo semestre deste ano.

taycan
DRL com quatro pontos de LED é o padrão da Porsche

 

taycan
Proteção nas caixas de roda são parte do kit visual off-road

 

taycan
Tração integral é de série no Taycan Cross Turismo