Fiat confirma Pulse com o motor mais potente da categoria

De acordo com a montadora, propulsor 1.0 turbo flex vai entregar 130 cv com etanol; câmbio CVT será outra novidade do SUV cupê

Fiat Pulse - Carderno Garagem

O grupo Stellantis confirmou na sexta-feira, 8, a notícia que muita gente aguardava com expectativa: o Pulse, futuro SUV cupê compacto da Fiat, vai estrear o motor 1.0 turbo flex de três cilindros – da mesma família GSE do 1.3 Turbo que equipa os renovados Jeep Compass e Fiat Toro. De acordo com a montadora, o novo propulsor será o mais potente da categoria no mercado nacional, podendo entregar 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. Já o torque de 20,4 kgfm é o mesmo, independentemente do combustível utilizado.

Em seu comunicado, a Fiat explica ainda que o desempenho do novo motor é alcançado graças à utilização de itens como turbocompressor com wastegate (válvula de alívio) eletrônico, injeção direta de combustível e do exclusivo sistema MultiAir III, que permite controlar as válvulas de admissão de forma mais eficiente. O Pulse será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, ainda segundo a montadora.

Outra estreia importante no utilitário será o câmbio CVT (continuamente variável) com sete marchas virtuais, que contará com três opções de troca: Automática, na qual a caixa atua de acordo com o estilo de condução do motorista, Manual, com o condutor comandando as trocas por meio da alavanca ou das borboletas junto ao volante e Sport, na qual a central eletrônica altera os parâmetros de direção, cotrole de estabilidade, acelerador e nas trocas de marcha, a fim de proporcionar uma condução mais dinâmica e ágil.

Fiat Pulse - Carderno Garagem

O melhor é que, mesmo sendo capaz de entregar essa esportividade, o conjunto motriz do Fiat Pulse também vai se destacar por sua eficiência, podendo alcançar as marcas de 12 km/l em trânsito urbano e 14,6 km/l em rodovias (com gasolina), de acordo com a fabricante. É a melhor média de consumo entre os concorrentes com câmbio automático do mercado, garante a Fiat. A previsão é de que o modelo seja apresentado no próximo dia 19 de outubro.

Fiat Pulse - Carderno Garagem