Countach LPI 800-4 é versão futurista do patriarca dos esportivos modernos da Lamborghini

Superesportivo é equipado com motor 6.5 V12 de 814 cv de potência e será limitado a 112 unidades

A Lamborghini considera o Countach como o patriarca de seus supercarros esportivos modernos. Para prestar uma homenagem ao precursor, a marca apresentou o Countach LPI 800-4, edição futurística e limitada dotada de motor V12 e com supercapacitor híbrido, já desenvolvido para o modelo Sián.

O bicho é feroz: são 814 cv de potência combinada (780 cv do motor aspirado e 34 cv do elétrico). O saldo é 335 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h completada em 2,8 segundos.

Montado na parte de trás do superesportivo, o motor 6.5 V12 atua em sinergia com o propulsor elétrico de 48 volts, aplicado diretamente na caixa de câmbio. O supercapacitor fornece três vezes mais energia em comparação a uma bateria de íon de lítio do mesmo peso.

Lamborguini - Caderno Garagem

“O Countach LPI 800-4 homenageia o legado da Lamborghini, mas não é retrospectivo. É uma leitura atual de como o icônico Countach dos anos 1970 e 1980 pode ter evoluído para um superesportivo de elite”, afirma o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann. “O carro preserva a tradição da Lamborghini de olhar para frente, de explorar projetos e caminhos de tecnologia.”

Lamborguini - Caderno Garagem

A denominação Countach – expressão de surpresa e admiração no dialeto piemontês e que se pronuncia ‘Coon-tach’ – é um dos poucos Lamborghini que não faz menção a nome de touro. “O primeiro Countach moldou o DNA do design da Lamborghini como nenhum outro carro. Agora, o LPI 800-4 traduz esse caráter não convencional e nervoso para o futuro”, acrescenta Winkelmann.  

A inclinação acentuada do capô junta-se à dianteira limpa, com entradas de ar eficientes. A seção traseira é na forma de cunha invertida, agrupando para-choque mais baixo, lanternas com luzes triplas e quatro saídas de escapamento reunidas no difusor. As entradas de ar laterais “cortam” as portas, enquanto a faixa transparente do teto desce até a traseira do carro. As portas, aliás, se abrem no estilo “tesoura”.  

Lamborguini - Caderno Garagem

O chassi monocoque e os painéis da carroceria são de fibra de carbono. Dessa forma, o Countach LPI 800-4 pesa apenas 1.595 kg, com relação peso/potência de 1,95 kg/cv. O interior segue o design do Countach original. O couro clássico e luxuoso dos bancos apresenta costuras geométricas e, no painel, ostenta um motivo quadrado – referência ao estilo arrojado dos anos 1970. 

Os proprietários da edição limitada de 112 unidades podem escolher entre uma variedade de opções de cores, como Impact White, Giallo Countach e Verde Medio. Além delas, a paleta oferece pinturas modernas, principalmente metálicas, como Viola Pasifae ou Blu Uranus. 

Lamborguini - Caderno Garagem

A tela HDMI de 8,4 polegadas gerencia funções, como conectividade e Apple CarPlay. Ela tem o botão exclusivo Stile que, ao ser pressionado, expõe a filosofia de design do Countach para seu público privilegiado. O Countach LPI 800-4 começa a ser entregue no primeiro trimestre de 2022.