Porsche Taycan é o novo recordista elétrico em Nürburgring

Sedã é o modelo elétrico produzido em série mais rápido no famoso circuito alemão

Taycan Turbo S - Caderno Garagem

Conduzido por Lars Kern, piloto de desenvolvimento da montadora, o Porsche Taycan Turbo S precisou de apenas 7min33s para completar uma volta completa no circuito de Nürburgring Nordschleife, e assim, tornar-se o novo recordista com o melhor tempo registrado entre os carros elétricos produzidos em série na lendária pista alemã.

Para obter o resultado – com o qual a Porsche deixou para trás a marca de 7min35s registrada em 2021 por um Tesla Model S Plaid – o Taycan Turbo S foi equipado com o novo kit de performance e o PDCC (Controle de Chassi Dinâmico Porsche) e, exceto pela gaiola de proteção e pelo banco de competição, o carro era uma unidade comum, produzida em série.

A montadora garante que não houve nenhuma correção na medição de peso do veículo, e um notário conferiu o novo recorde no circuito de 20,8 km, enquanto o instituto TÜV Rheinland certificou que o automóvel utilizado era um modelo produzido em série, sem alterações de padrão e de configuração.

Taycan Turbo S - Caderno Garagem
Taycan Turbo S é o novo recordista em Nürburgring Nordschleife

Muita potência com controle

O kit de performance é formado por rodas de 21” do tipo RS-Spyder aprovadas para uso em vias púbicas e pneus esportivos Pirelli P Zero Corsa, agora disponíveis para o Taycan. O composto desses pneus é similar ao das unidades de corrida. A potência do Turbo S, de 625 cv, também foi essencial para o novo recorde. Com o controle de largada ativo, o carro consegue entregar até 761 cv.

Outro item do kit de desempenho é uma atualização do software para o Controle de Chassi 4D, por meio do qual o programa trabalha em harmonia com os novos pneus esportivos. O sistema analisa e sincroniza todos os sistemas do chassi do Taycan em tempo real .

“No passado, somente carros superesportivos de renome atingiam a faixa de 7min33s”, disse Kern. “Com o novo kit de performance, consegui exigir ainda mais do carro; ele estava ainda mais preciso e respondeu com agilidade”, completou.

Taycan Turbo S - Caderno Garagem
Equipe da Porsche celebra o novo recorde

 “Estamos muito felizes porque o recorde em Nürburgring para carros elétricos voltou para nossas mãos”, comentou Kevin Giek, vice presidente da linha Taycan. “Esse tempo de volta não somente mostra o potencial de nosso novo kit de performance, mas também confirma mais uma vez o gene de carro esportivo do Taycan”, acrescentou.