Ferrari SP48 Unica para um só cliente

O exclusivo superesportivo de dois lugares tem o mesmo motor V8 biturbo do F8 Tributo

Ferrari SP48 - Caderno Garagem

A Ferrari SP48 Unica tem uma redundância no nome. À primeira vista, a palavra Unica nem precisava estar ali no registro de nascimento. Afinal, todas as Ferrari são únicas, exclusivas, peculiares. Mas a SP48 reforça ainda mais a característica presente em todas suas irmãs. O modelo, sem dúvida, é único.

Pasme: o carro foi produzido sob medida com as especificações de um único cliente. Projetada pela Ferrari Styling Center sob a direção do chefe de design Flavio Manzoni, a SP48 é um superesportivo de dois lugares desenvolvido na mesma plataforma da F8 Tributo e impulsionado pelo motor V8 biturbo.

O perfil frontal tem forma de seta e, em relação à Tributo, os faróis foram redesenhados e as entradas de ar, realocadas. Um aspecto interessante do design é o uso de técnicas de modelagem 3D, que permitiram aos designers e engenheiros renovarem completamente a grade frontal. Tudo parece esculpido em um volume sólido, aumentando a sensação de fluidez dinâmica.

Ferrari SP48 - Caderno Garagem

As soluções gráficas adotadas na carroceria combinam com as grades e refletem no design geral da SP48 Unica: é nítida a transição do preto – que inclui os vidros, teto e tampa do motor – para a cor da carroceria. O efeito de viseira da frente é ainda mais acentuado pela redução do tamanho das janelas laterais e a eliminação da tela traseira, destacando a musculatura da Unica.

O teto possui uma representação gráfica das entradas de ar instaladas na parte traseira da tampa do motor. O design foi aprimorado para satisfazer todos os requisitos de refrigeração, além de fornecer um equilíbrio aerodinâmico diferente.


As principais mudanças em relação ao estilo do F8 Tributo são as entradas de ar para refrigeração do motor no para-choque dianteiro e sob o spoiler traseiro. Cada um tem uma grade com ângulo ideal para maximizar a quantidade de ar que passa.

A configuração do carro também permitiu que os engenheiros criassem uma entrada do intercooler, imediatamente atrás das janelas laterais, solução que reduz a dimensão das entradas nas extremidades. A saliência traseira mais longa reduz a sucção da área do teto, aumentando o downforce.

Ferrari SP48 - Caderno Garagem

Embora a cabine mantenha a identidade técnica do F8 Tributo, um meticuloso trabalho alcançou a combinação perfeita de cor e acabamento para refletir a personalidade elegante, esportiva e agressiva da SP48 Unica. Um bom exemplo é o Alcantara preto perfurado a laser, usado nos assentos e na maior parte do acabamento, sob o qual há um tecido laranja avermelhado, semelhante à cor externa.

No cockpit da SP48 Unica, o olhar também é atraído para as soleiras polidas com o motivo hexagonal gravado a laser. A fibra de carbono fosca dá ao cockpit a sensação de exclusividade.

Projetado para um antigo cliente que se envolveu profundamente em cada etapa, a Ferrari SP48 é a interpretação ousada de um carro esportivo e aprimora sua vocação para a velocidade.

Ferrari SP48 - Caderno Garagem

O programa Projetos Especiais da montadora cria Ferraris únicas (chamados de “One-Offs”), caracterizadas por design exclusivo elaborado em torno das necessidades de cada usuário. O projeto nasce de uma ideia apresentada pelo cliente e depois desenvolvida com uma equipe de designers do centro de estilo.

Após definir a proporção e as formas do carro, alguns projetos detalhados são feitos antes do início da construção do novo One-Off. Todo o processo dura, em média, um ano.

O resultado é uma Ferrari exclusiva com o logotipo do cavalinho empinado e projetada com o mesmo padrão de excelência de todos os carros que saem das linhas de montagem de Maranello. Uma Ferrari única, como a SP48.