Apps dos postos de combustível oferecem descontos no abastecimento e vantagens aos clientes

Plataforma tem o objetivo de fidelizar o consumidor ao oferecer benefícios na prestação de serviços

App - Caderno Garagem

A internet e os smartphones mudaram completamente os hábitos de consumo do brasileiro que, em média, fica 9 horas e 20 minutos por dia conectado à web, segundo levantamento da consultoria Hootsuite, em parceria com a We Are Social. Nesse tempo, três horas são dedicadas na utilização de aplicativos. No mundo todo, os apps de celular movimentarão US$ 6,3 trilhões até o fim de 2021.

As empresas estão de olho no potencial que os apps representam para gerar novos negócios e lucros. As distribuidoras, por meio dos seus postos de serviços, já usam essa plataforma para oferecer facilidades ao consumidor, que se dispõe a pagar o abastecimento via aplicativo. Para fidelizar os clientes, elas anunciam, como chamariz, descontos na bomba, acúmulo de milhas aéreas, prêmios etc.

O aplicativo Shell Box, por exemplo, permite que o usuário faça pagamentos nos postos da marca de forma 100% digital, rápida e sem contato direto com o frentista. Atualmente, o app tem parcerias com Mercado Pago, Pic Pay, Porto Seguro Cartões, Pay Pal e Banco Inter, propiciando benefícios, que vão de cashback (devolução do valor pago), troca por milhas aéreas e desconto no abastecimento.

Uma das vantagens é a promoção Menos15, em que os clientes Shell Box ativam o cupom Menos15 para ganhar desconto de 15 centavos por litro de combustível nos três abastecimentos seguintes. Os novos usuários também recebem um cupom extra de R$ 10 de desconto para o primeiro abastecimento de, no mínimo, R$ 60.

App - Caderno Garagem

A Ipiranga está no fantástico mundo dos aplicativos desde 2016, com o Abastece Aí, criado para dar conveniência aos clientes, responsáveis por 1,4 milhão de downloads até agora. Segundo a petrolífera, de dezembro de 2020 a março passado, a média de abastecimentos registrados pelo app dobrou, comprovando que a tecnologia já faz parte da rotina de compra do brasileiro.

O aplicativo traz uma novidade para quem paga o abastecimento com dinheiro. A exemplo do que acontece com os pagamentos feitos com cartão de crédito cadastrado no Abastece Aí, os clientes têm desconto no combustível, via aplicativo. O benefício, que aposta na integração de plataformas para oferecer mais comodidade, foi estendido para atender a uma demanda dos consumidores que pagam em dinheiro e que também reivindicavam o acúmulo de quilômetros (pontos do programa de fidelidade Km de Vantagens da Ipiranga).

Esses pontos podem ser usados em compras nas lojas de conveniência Am/Pm, dos postos Ipiranga, e nas unidades de serviços automotivos Jet Oil. O app armazena os dados de abastecimento em períodos escolhidos pelo cliente, criando maior controle e economia para os participantes do Km de Vantagens.

App - Caderno Garagem

Já os postos Petrobras utilizam o aplicativo Ame para fisgar o consumidor, que pode utilizá-lo nas lojas de conveniência BR Mania ou na troca de óleo no Lubrax+. Ao usar os serviços, os clientes usufruem dos benefícios do app, como a promoção Conta Premiada, que distribui prêmios de acordo com o seu grau de engajamento.