Honda lança nova geração do HR-V na Europa

Com estilo SUV cupê, nova geração está sendo lançada na Europa apenas com motorização híbrida; chegada ao Brasil deve ocorrer em 2022

Honda HR-V - Caderno Garagem

A Honda anunciou na terça-feira (12) o lançamento da nova geração do seu SUV compacto, o HR-V. Ao primeiro olhar, o modelo se destaca pelo estilo SUV cupê, com o formato inclinado da traseira bastante pronunciado. O design limpo, com a grade frontal incorporada à carroceria (a peça não possui moldura ou acabamento diferenciado) também salta aos olhos. O resultado, contudo, agrada, transmitindo impressão de modernidade. O novo modelo possui 4,34 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de entre-eixos.

No mercado europeu, o novo HR-V será oferecido somente na versão híbrida denominada e:HEV, que combina um motor 4-cilindros de ciclo Atkinson e 1.5 litro, 16V, DOHC com sistema VTEC, capaz de entregar 107 cv e 13,3 kgfm, com dois elétricos que produzem 131 cv e 25,8 kgfm no total. Esse conjunto, seguindo a fabricante, é mais compacto do que o usado no Fit híbrido, e possui um maior grau de densidade de energia, que permite gerar maior torque.

O número de células na bateria foi aumentado em 25%, permitindo maior armazenamento e implantação de energia elétrica em relação ao do Fit, com a central de controle de energia mais reduzida e integrada ao compartimento do motor, além de ser refrigerada a água em vez de ar. A montadora afirma que o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e atingir 170 km/h de velocidade máxima.

Honda HR-V - Caderno Garagem

Base modernizada

A plataforma GSP (Global Small Plattform) foi aprimorada para receber o novo HR-V, com a adoção de maior quantidade de aços de alta resistência para proporcionar maior rigidez à carroceria, mas sem torná-la mais pesada – pelo contrário, segundo a Honda, houve redução de 1,5 kg no peso total da estrutura. Com isso, a dirigibilidade e o conforto dinâmico foram melhorados, assim como a segurança.

Honda HR-V - Caderno Garagem

Por dentro, a cabine traz como principal atração a central multimídia com tela sensível ao toque de 9” cuja interface entrega uso similar ao de smartphones, com controles deslizantes para rolar pelas páginas e listas. O espelhamento de celulares, aliás, é feito sem uso de cabos e os proprietários também têm uma opção de assinatura WiFi, para habilitar todos os ocupantes terão acesso à Internet enquanto estiverem no carro.

O pacote Honda Sensing de programas de assistência ao condutor está disponível e inclui frenagem de emergência capaz de identificar ciclistas e pedestres, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa com alerta, leitor de placas de sinalização, com limitador “inteligente” de velocidade e monitor de ponto cego. Na Espanha, por exemplo, o novo Honda HR-V estava sendo vendido por € 30.500, ou o equivalente a pouco menos de R$ 195 mil, segundo a cotação no início de outubro.

Ao que tudo indica, o novo HR-V não só será comercializado no mercado brasileiro, como produzido na fábrica da Honda localizada em Itirapina, no interior paulista. A chegada da segunda geração do SUV, contudo, ainda não está confirmada, mas, ao que tudo indica, só deverá ocorrer no segundo semestre de 2022, se não for prejudicada pela crise global dos semicondutores.

Honda HR-V - Caderno Garagem