Tecnologias de games ajudam a desenvolver carros da Ford

Montadora usa recursos dos jogos virtuais para aprimorar o processo de design e testes de seus automóveis

Ford Games - Caderno Garagem

O universo dos games já está trabalhando lado a lado com as montadoras no aprimoramento de algumas tecnologias. Uma demonstração disso é a Ford, que atua em parceria com desenvolvedores para que os carros sejam vistos com o máximo realismo nas telas. Segundo a Internet Game Cars Database, a Ford é a marca com maior presença nos videogames.

Agora, o caminho é inverso: a Ford está aplicando os recursos explorados nos games para revolucionar o processo de design e teste de seus veículos. Esse aprendizado foi melhorado com o desenvolvimento do Team Fordzilla P1, o primeiro veículo criado em parceria com gamers, que saiu das telas para se tornar modelo em escala real.

Na Europa, a Ford começou a utilizar técnicas dos games para realizar clínicas virtuais com clientes. Em uma delas, os engenheiros produziram um curto videogame para saber se os consumidores preferiam acionar o estacionamento automático apertando o botão apenas uma vez ou o mantendo pressionado até o final.

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No total, 88% preferiram apertar o botão só uma vez, trazendo informações valiosas para aperfeiçoar o sistema. O jogo mostrava também uma vaca atravessando a rua na frente do veículo para testar a rapidez de resposta dos participantes e ajudar a definir a melhor velocidade da manobra.

Com a inclusão de mais participantes, de diferentes grupos populacionais e mercados, e um leque maior de simulações, os testes virtuais permitiram conhecer melhor as preferências dos usuários, a fim de incorporá-las no desenvolvimento do veículo.

“A pandemia tornou as clínicas presenciais inviáveis ou limitadas a poucos participantes. Isso foi uma oportunidade para acelerarmos os testes virtuais, criando cenários com pessoas de qualquer lugar do mundo. A tecnologia dos games viabilizou isso e deixou as reuniões mais produtivas”, afirma Mario Meichelboeck, engenheiro digital de estratégia e ferramentas de experiência do usuário da Ford Europa.

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As tecnologias dos games também estão servindo para projetar os veículos do futuro nos estúdios de design da Ford. Etapas que eram feitas com protótipos agora ocorrem no mundo virtual, facilitando o teste de interação dos consumdidores com novos equipamentos.

De lugares diferentes, os designers trabalham de modo colaborativo e nem todos têm acesso aos veículos ou peças em estudo. Telões de LED instalados nos estúdios, com quase dois metros de altura por cinco de largura, mostram os veículos em escala 1:1 para analisar linhas, formas, sombras e reflexos.

Nessas sessões, que combinam videoconferência e realidade virtual, todos podem dar sugestões e fazer alterações no veículo em tempo real. “Os games desempenham papel fundamental para levar nossa criatividade e pensamento a novos lugares e criar experiências significativas para os clientes no futuro”, diz Amko Leenarts, diretor de design da Ford Europa.