
A Toyota do Brasil lançou ontem (13), a linha 2023 de seus médios Yaris, nas configurações hatch e sedã, seguindo a estratégia adotada com a dupla Corolla/Corolla Cross. Mas é preciso conhecer bem o modelo para perceber as novidades apresentadas na gama. A mais perceptível é o conjunto dianteiro (para-choque e grade), com novo desenho. Luzes diurnas de LED em todas as versões – incorporadas aos faróis na versão XLS e junto às luzes de neblina nas demais. As rodas de liga na configuração mais sofisticada, tanto na hatch quanto na sedã, têm novo desenho. E é só.
Falando em versões, a família Yaris está mais enxuta a partir da linha 2023, limitando-se às configurações XL, XS e XLS nos dois tipos de carroceria, sempre equipadas com o conjunto motriz formado pelo quatro cilindros flex de 1.5 litro, capaz de entregar 110 cv/105 cv e 14,9 kgfm/14,3 kgfm (quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente) combinado com o câmbio CVT continuamente variável de sete marchas virtuais, que agora conta com as opções Eco e Sport de modo de condução. No modo esportivo, as curvas de aceleração são mais curtas, resultando em respostas mais rápidas, enquanto o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível. A montadora afirma que, segundo o Inmetro, o hatch registrou 8,8 km/l de etanol na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto o sedã roda 9 km/l em circuito urbano e 10,6 km/l em trajeto rodoviário.
Apenas para registro, o motor 1.3 deixou de ser oferecido por não se enquadrar na nova legislação ambiental (Proconve L7), que entrou em vigor neste ano. De acordo com a Toyota, o propulsor 1.5 recebeu alterações na calibração e no sistema de armazenagem de combustível, mas não foram necessárias outras mudanças.
No quesito segurança, a boa nova é a adoção de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do condutor) em todas as versões da linha Yaris. Já a XS e a XLS passam a incorporar alerta sonoro de saída de faixa e aviso sonoro pré-colisão, que emite um alerta sonoro e visual no caso de uma possível colisão frontal. O sistema ainda aplica uma carga extra de frenagem para reduzir a velocidade do veículo e evitar (ou minimizar) os danos em um impacto.
A Toyota oferece garantia de cinco anos ou 150 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro) e afirma que os valores de revisão do Yaris estão entre os mais competitivos da categoria, totalizando R$ 4.310 até 60 mil km. Confira o preço sugerido de todas as versões da linha Toyota Yaris 2023, que já podem ser encontradas nas concessionárias da marca em todo o País.
Hatch XL – R$ 92.190
Hatch XS – R$ 101.490
Hatch XLS – R$ 112.690
Sedã XL – R$ 96.390
Sedã XS – 104.990
Sedã XLS – R$ 116.990