Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron: os primeiros SUVs compactos elétricos da Audi

As duas versões começam a ser vendidas no mercado europeu em junho

A família Q de SUVs da Audi é composta pelos modelos Q2, Q3, Q5, Q7 e Q8. Ainda não existia o Q4, mas agora ele chega em grande estilo. A marca apresentou em caráter mundial o Q4 e-tron e o Q4 Sportback e-tron, os primeiros utilitários esportivos 100% elétricos da fabricante alemã.

O Audi Q4 e-tron será lançado em junho nos mercados europeus e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron chegar ao mercado. Na Alemanha, os preços começarão em 41.900 euros.

Mostradas como conceito em 2019, as duas versões capricham na carroceria. O Sportback e-tron tem a linha do teto especialmente baixa, em estilo cupê, com o spoiler se assentando no final do vidro traseiro.

Os faróis do Q4 e-tron são de LED e as luzes de condução diurna (DRL) podem ser controladas pelo sistema MMI touch. Com ele, o motorista pode selecionar até quatro modos diferentes de iluminação.

Medindo 4,59 metros de comprimento, o modelo oferece espaço interno semelhante ao de um SUV de grande porte. O habitáculo possui nichos com 25 litros de capacidade, que se somam ao porta-malas de 520 litros no Q4 e-tron e 535 litros no Sportback.

O projeto do cockpit contempla formas tridimensionais e o painel de instrumentos digital foi instalado entre dois volumes. O menor, no lado esquerdo, incorpora uma saída de ar-condicionado, e o do lado direito, que se estende até a porta do passageiro, recebe as demais saídas de ar.

O display central do MMI é inclinado na direção do motorista. Abaixo dele, um grande painel traz seletor do modo de direção, controle de volume e o botão de ligar e desligar o veículo. O head-up display com realidade aumentada é item opcional. Ele projeta no vidro informações fornecidas por alguns dos sistemas de assistência. A imagem virtual é representada em uma distância virtual de aproximadamente dez metros do motorista.

Os SUVs terão dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron possui capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, ao passo que os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro são equipados com bateria de maior capacidade bruta: 82 kWh).

O Audi Q4 35 e-tron e o Q4 40 e-tron entregam, respectivamente, o equivalente a 170 cv e 204 cv de potência. A versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro dispõe de dois motores elétricos para a tração nas quatro rodas, que rendem potência máxima de 299 cv, suficiente para completar a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. A autonomia pode chegar a 520 km.

A Audi afirma que produz o Q4 e-tron com pegada neutra em carbono. A planta localizada em Zwickau (Alemanha) usa eletricidade ecológica, enquanto os fornecedores das células da bateria empregam somente eletricidade verde nos processos de produção.