É melhor ter rodas menores no seu carro

Elas podem não impressionar tanto quanto as maiores dimensões, mas apresentam muitas vantagens para quem usa o carro diariamente

Rodas - Caderno Garagem
Não se pode negar o impacto que rodas e pneus grandes causam

Já faz algum tempo que os automóveis de projetos mais modernos – especialmente aqueles com perfil esportivo – exibem conjuntos de rodas e pneus cada vez maiores. Alguns modelos, inclusive, ainda oferecem a possibilidade de terem conjuntos ainda mais avantajados. Mas é bom saber que, apesar de visualmente impressionante, as rodas de grandes dimensões quase nunca valem a pena – embora sejam visualmente mais atraentes.

Vale explicar que o conjunto formado por rodas e pneus vem crescendo no diâmetro para se adaptar à maior potência e peso dos automóveis. Só que, em muitos casos, o aumento do tamanho é exagerado, e só se justifica por motivos estéticos, já que a aparência segue como um dos quesitos que mais influenciam na escolha de um veículo na hora da compra.

Dessa forma, conclui-se que os designers das montadoras estão levando a melhor sobre os engenheiros, já que estes têm como principal preocupação escolher o conjunto com medidas mais adequadas às características técnicas do automóvel, sem considerar tanto o estilo ou a beleza.

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Conjunto de 15 polegadas tem mais borracha

Melhor para veículos específicos

Antes de prosseguir, é bom explicar que existem veículos que precisam de rodas e pneus maiores. Um pneu mais largo, por exemplo, possui melhor aderência, mas, consequentemente, aumenta o consumo. Além disso, o modelo com maior diâmetro pode até chamar mais atenção, mas terá menos borracha nas laterais. Essa característica melhora a precisão da condução, já que o pneu de perfil baixo se deforma menos nas curvas. Em compensação, o nível de conforto é menor, uma vez que há menos borracha e ar para ajudar a absorver os impactos do solo.

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Protótipo Nathalie, da Roland Gumpert possui rodas com 20 polegadas de diâmetro

É importante lembrar ainda que o conjunto roda-pneu de maior dimensão está mais vulnerável a furos e outros danos, seja rodando em estrada (ao impactar com um buraco na via), seja no trânsito urbano, onde basta um choque contra a guia ao estacionar, por exemplo, para que a lateral do pneu possa ser rasgada e a roda danificada.

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BMW M3 Competition Aro 19

Resumindo, um conjunto de pneus de perfil baixo com rodas grandes faz todo sentido em veículos de características esportivas, mas não é a opção mais indicada para automóveis de uso familiar, nem SUVs ou modelos focados em eficiência e baixo consumo de combustível. Dar preferência aos modelos originais (já de dimensões bastante generosas) pode representar uma boa economia, já que evita não só o gasto extra ao adquirir rodas e pneus novos (ou opcionais), como também na hora de substituí-los ao fim de sua vida útil.

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BMW M4 Competition tem rodas aro 19