Mercedes-Benz finalmente apresentou o EQS, o seu sedã de luxo totalmente elétrico

Depois de muita expectativa, a montadora alemã, por meio de sua divisão Mercedes EQ, mostrou ao mundo o seu modelo elétrico mais luxuoso e tecnológico

Mercedes EQS

Demorou, mas a divisão de veículos elétricos da Mercedes-Benz, a Mercedes EQ, realizou, enfim, a primeira apresentação pública do EQS, o sedã elétrico de alto luxo que será comercializado como alternativa ambientalmente amigável ao Classe S. A novidade, inicialmente, estará disponível em duas versões, a 450+ (de entrada) e a 580 4Matic e, assim como costuma fazer com outros modelos, a montadora de Stuttgart está usando o EQS como plataforma para lançar novas tecnologias, como a já badalada central multimídia Hyperscreen e os programas de condução autônoma de nível 3 e de assistência ao motorista.

Primeiro modelo construído sobre a nova plataforma elétrica modular EVA (Electric Vehicle Architecture), o Mercedes EQS também é o pioneiro no uso de uma nova geração de baterias que, de acordo com a montadora, tem densidade de energia significativamente maior – até mesmo do que de outros modelos da marca, como os SUVs EQC e EQA. As duas versões do novo sedã contarão com pacotes de 107,8 kWh, que vão proporcionar autonomia superior a 770 km (em determinadas condições), além de potência de até 523 cv. E mais: um modelo AMG de alto desempenho, com incríveis 761 cv está nos planos!

Mercedes EQS

As novas baterias também poderão ser recarregadas com mais rapidez, garante a Mercedes EQ. Para chegar a 80% (partindo de 10%), por exemplo, será preciso aguardar apenas 31 minutos, com a energia suficiente para rodar 277 km sendo alcançada em apenas 15 minutos na versão 580 4Matic. Na 450+ essa autonomia sobe para 298 km com o mesmo tempo de recarga.

Mercedes EQS

Grande, pesado… e econômico!

A ficha técnica do EQS indica que o 450+ pesa 2.480 kg e mede 5,22 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,51 m de altura e “extensos” 3,21 m de entre-eixos, que se refletem no mais do que generoso espaço interno. Outra atração é o eixo traseiro direcional, muito bem vindo para ajudar a manobrar um carro com essas dimensões em espaços menores.

Detalhe: mesmo grandalhão, o EQS tem, segundo a montadora, a melhor aerodinâmica do mercado, com Cd de apenas 0,20. E, mesmo sendo pesado, o 450+ é bastante ágil e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 segundos, graças ao motor de 333 cv, garante a montadora.

O EQS 580 4Matic, por sua vez, possui dois motores (um em cada eixo), que garantem tração integral, 523 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos, tempo inferior à de muitos esportivos. As duas versões do EQS têm velocidade máxima limitada a 210 km/h.

Monitores para todos

Na parte interna, a principal atração é mesmo o sistema Hyperscreen MBUX, que combina três telas para formar um gigantesco painel que parece se estender de um lado a outro do carro. O primeiro monitor é o quadro de instrumentos com 12,3”, o segundo é a central propriamente dita, no meio do painel, com 17,7”, enquanto o terceiro display, também de 12,3”, fica à frente do passageiro dianteiro. Utilizando inteligência artificial, o equipamento consegue detectar quando o banco do passageiro está ocupado, passando a exibir uma tela exclusiva. O sistema também “aprende” os hábitos e preferências do usuário para sugerir funções e serviços, por exemplo.

Mercedes EQS

E como se trata de um modelo executivo, o MBUX também pode ser acionado pelos ocupantes do banco traseiro (por comando de voz, opcionalmente), que também podem dispor de monitores individuais, cada um com 11,6” e opção de compartilhamento com as demais telas do carro. Como se não bastasse, ainda há um tablet, que pode ser utilizado fora do carro.

Mercedes EQS

O Mercedes EQS também se destaca no quesito segurança, já que traz diversos programas aprimorados de assistência ao condutor, como o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo que atua de acordo com a carga da bateria, acelerando de forma mais suave caso haja menos energia disponível, ou as portas automáticas “inteligentes”, que não abrem se detectarem algum veículo (até uma bicicleta) se aproximando. Assistente de manutenção em faixa, detector de fadiga, assistente de ponto cego, assistente autônomo de manobras e monitor de tráfego cruzado traseiro são alguns dos outros itens disponíveis.

Mercedes EQS

Mas a principal estrela é o sistema Drive Pilot, que permite desfrutar da direção autônoma de nível 3 (sem intervenção do motorista) a velocidade de até 60 km/h. Mas antes de imaginar a comodidade que esse equipamento pode proporcionar em trechos de estrada com trânsito lento, é preciso lembrar que, por enquanto, o uso desse recurso só será permitido na Alemanha. A Mercedes não revelou os preços do novo sedã, que deve chegar às lojas na Europa até o fim deste ano.