Como organizar a bagagem no porta-malas do carro

Tamanho do compartimento faz parte da decisão de compra, principalmente para quem tem família numerosa

Quem tem família mais numerosa sempre leva em conta o tamanho do porta-malas antes de comprar um automóvel. Afinal, o espaço para objetos e bagagem da prole é importante, principalmente durante uma viagem. Trata-se de um item muito valorizado para a escolha do veículo ideal.

Enquanto hatches e SUVs proporcionam a modularidade dos bancos rebatíveis, os sedãs agradam quem busca um porta-malas separado da cabine e de dimensões mais generosas. Mas você sabe como é definida a capacidade do compartimento?

“O cliente valoriza o aproveitamento do espaço para bagagens. Por isso, o porta-malas é projetado adotando como base o tipo de bagagem que o público-alvo do veículo costuma transportar”, explica Alex Santos, engenheiro de integração da GM América do Sul.

A equação altura, largura e profundidade do porta-malas determina se o espaço é capaz de acomodar malas de diferentes tamanhos, um carrinho de bebê ou até uma bicicleta.

Organizar a bagagem tem seus macetes. O ideal é posicionar as cargas mais pesadas na base, distribuindo-as sobre o eixo das rodas. Isso ajuda na dinâmica veicular e evita que a dianteira do carro e, consequentemente, os faróis fiquem levemente empinados.

Se as cargas tiverem densidade semelhante, prefira acomodar primeiramente as de maior volume, encaixando objetos menores depois. O peso total, somando passageiros e bagagem, não pode superar o máximo recomendado para o automóvel. Não esqueça de levar em conta essa informação.

Alguns automóveis oferecem ganchos para pendurar sacolas, assoalho de altura regulável e porta-ferramentas, praticidades que facilitam o dia a dia do usuário. Entre os acessórios originais, destacam-se a bolsa organizadora, a rede porta-objetos e o tapete de bandeja impermeável.

Embora o aproveitamento do compartimento seja o mais importante para o consumidor, a métrica utilizada para definir o espaço do porta-malas é o volume. Chamado de VDA, o método é amplamente difundido no mercado automotivo. Nele, blocos com um litro de capacidade cúbica – que parecem tijolos de isopor – são acomodados no porta-malas. É permitido otimizar a distribuição dos blocos, conforme o padrão ISO 3832.

As fabricantes também fazem a medição virtualmente e há depois a validação física. A disposição dos blocos jamais pode interferir no processo de abertura e fechamento da tampa ou na posição da cobertura móvel do bagageiro. Obstruir a visão do motorista, nem pensar.

Confira abaixo o vídeo em que a General Motors levou o Onix para seu campo de provas, em Indaiatuba (SP). Ao todo, são acomodados 303 blocos de um litro no porta-malas do hatch e 500 na versão sedã.