Mitsubishi Eclipse Cross ganha visual renovado e versão híbrida

Crossover passa por sua primeira reestilização leve no mercado da Oceania; nos Estados Unidos as vendas devem começar no ano que vem. Novidade é a versão híbrida plug-in

O novo Eclipse Cross começa a ser vendido na Austrália e na Nova Zelândia em novembro

Com aproximadamente três anos no mercado, o crossover Mitsubishi Eclipse Cross passou por seu primeiro processo de revitalização – restrito, por enquanto, aos mercados da Austrália e da Nova Zelândia, que serão os primeiros a receber o modelo reestilizado, em novembro. Além das pequenas mudanças estéticas, a novidade na linha 2021 do utilitário é a versão híbrida plug-in.

Visualmente, a mudança que mais chama a atenção está na traseira do novo Eclipse Cross. O polêmico vidro traseiro bipartido deu lugar a uma tampa traseira convencional, o que eliminou também a barra horizontal que dividia o vidro e servia como suporte do brake-light. O curioso é que, de acordo com o comunicado oficial da Mitsubishi, a visibilidade traseira melhorou com a adoção do vidro único. A mudança se estendeu às lanternas, que ganharam desenho ligeiramente alterado com refletores que invadem a tampa do porta-malas. O resultado é um conjunto com visual mais conservador, mas também mais leve e elegante.

Na dianteira, os faróis agora são todos de LED e, com isso, ficaram mais afilados, enquanto a grade perdeu os cromados e agora é pintada de preto. Os grandes nichos que acomodam as luzes auxiliares permanecem, mas com LEDs. A identidade visual Dynamic Shield – formada pelos detalhes cromados junto dos faróis – também permaneceram no novo Eclipse Cross.

O Eclipse Cross PHEV (híbrido plug-in) deve ser lançado oficialmente ainda neste ano

Por dentro, o destaque é a nova central multimídia com tela do tipo flutuante de 8” reposicionada para facilitar a visualização e o manuseio, tanto por parte do motorista, quanto do passageiro. Além disso, o equipamento traz seletores giratórios mais intuitivos, assim como o sistema de ventilação e ar-condicionado.

Com relação à motorização, a versão convencional, com motor a combustão segue trazendo o eficiente 4-cilindros turbo de 1.5 litro todo de alumínio com injeção direta e comando de válvulas variável na admissão e no escapamento, acoplado ao câmbio CVT (continuamente variável) de oito marchas e tração integral com comando eletrônico.

A nova central multimídia é o destaque na cabine

Híbrido versátil

A novidade – por enquanto restrita aos mercados da Oceania e ao Japão (onde as vendas dos novos modelos deve começar ainda neste ano) – é a versão híbrida plug-in, que traz o mesmo conjunto usado no Outlander PHEV, mas devidamente ajustado ao porte e peso do Eclipse Cross. O sistema é formado por dois motores elétricos (um em cada eixo) e um a combustão de 2.4 litros. A montadora, porém, ainda não divulgou mais especificações técnicas. A central eletrônica que gerencia o conjunto motriz seleciona automaticamente entre os três modos de condução, o mais adequado para o momento: totalmente elétrico, híbrido em série (quando apenas o motor elétrico movimenta o carro e o a combustão alimenta a bateria) ou híbrido em paralelo (em que os dois motores podem movimentar o carro simultaneamente).

Um diferencial do Eclipse Cross híbrido é que ele poderá ser usado como fonte de energia para casos de emergência ou mesmo para lazer ao ar livre, já que o crossover possui uma tomada capaz de fornecer até 1.500 Watts de eletricidade. Assim, com a bateria totalmente carregada e o tanque abastecido, o híbrido pode gerar energia para uma residência por até 10 dias!

“Desde o dia em que começamos a repensar o Eclipse Cross, queríamos abordar uma atitude de melhor desempenho na estrada e ecologicamente amigável, tudo com um estilo inconfundível, que levará este SUV para o próximo nível”, disse Minoru Uehara, chefe de produtos da Mitsubishi Motors e responsável por liderar a criação do novo Eclipse Cross. “Além do exterior contemporâneo e do interior confortável e inteligente, o lendário sistema Super All Wheel Control (S-AWC) da Mitsubishi garante que os motoristas estejam sempre no controle para sua próxima aventura”, finalizou.

Além da Oceania e do Japão, a Mitsubishi confirmou que o novo Eclipse Cross será oferecido no mercado americano durante o primeiro quadrimestre de 2021, apenas nas versões com motor a combustão.