Esportivo da Subaru receberá motor elétrico da Yamaha

E-RA entrega a 1.088 cv e tentará bater recorde na pista de Nürburgring

Subaru - Caderno Garagem

 

No Salão de Tóquio, a Subaru Tecnica International (STI) anunciou que seu mais novo carro conceito, o superesportivo E-RA EV, será equipado com quatro motores elétricos fornecidos pela Yamaha, famosa fabricante japonesa de motocicletas.

Uma das principais metas da montadora é que o carro consiga cravar tempo de volta abaixo de 6 minutos e 40 segundos no circuito alemão de Nürburgring, no ano que vem.

Uma vez alcançado esse objetivo, o desenvolvimento do E-RA seguirá adiante para servir de experiência e prática em novas tecnologias no mundo do automobilismo, que também caminha para um futuro de zero emissão de carbono.

Segundo a Yamaha, as unidades dos motores usados pelo esportivo da Subaru foram concebidas para ser “propulsores elétricos emocionais, que enriquecem as tecnologias e o senso de engenharia”. Ela explica que pôde produzir um motor compacto e de alto rendimento graças à experiência no trabalho de fundição e usinagem acumulado por meio do desenvolvimento de outros motores e na adoção de condutores de segmento de elevada eficiência.

Subaru - Caderno Garagem

A bateria de 60 kWh permite ao E-RA entregar o equivalente a 1.088 cv de potência. Outro item técnico do carro-conceito elétrico é o sistema de vetorização de torque, que capta os sinais sobre velocidade, ângulo de esterço das rodas, força e pressão de frenagem. Alguns detalhes do design são faróis de LED, difusores de ar na dianteira e na raseira, as aberturas nos para-lamas para favorecer a aerodinâmica e o enorme aerofólio traseiro.

O motor da faz parte do Plano Ambiental Yamaha Motor Group 2050, originalmente formulado em 2018 e revisado em julho de 2021, com o intuito de buscar a neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios.

Nele, a Yamaha estabeleceu a meta de reduzir as emissões de CO₂ Escopo 3  em 90% até 2050 em comparação a 2010 e o desenvolvimento de protótipos de motores elétricos.

Com o E-RA, a Subaru é uma das primeiras parceiras favorecidas pelo planejamento da Yamaha.