Você sabe (mesmo) como trocar um pneu furado?

Fique atento para não cometer erros; confira as dicas para realizar a troca de um pneu furado de maneira correta e segura

troca-de-pneu - Caderno Garagem

Muita gente acha que trocar um pneu furado é tarefa simples, mas, em compensação, existem pessoas que não fazem ideia do que fazer em uma emergência desse tipo. Se esse é o seu caso, confira as indicações de especialistas e você vai perceber que a operação não tem mistérios – mas deve ser feita com atenção e cuidado para evitar problemas.

A primeira recomendação é parar o carro em um local seguro assim que perceber qualquer alteração no comportamento do veículo – direção “puxando” para um dos lados ou dificuldade ao manobrar o veículo. Se possível, estacione em um local firme e plano, caso contrário, é melhor chamar o socorro mecânico. Acione as luzes de emergência (pisca-alerta) e sinalize com o triângulo de emergência.

Constatado o problema no pneu, prepare o pneu reserva, o macaco e a chave de roda. Acione o freio de estacionamento, retire todos os ocupantes do veículo e posicione o macaco no local recomendando pela montadora para erguer o veículo (verifique no manual do proprietário). Importante: cada automóvel possui um local específico para isso e tentar erguer o carro de maneira incorreta pode danificar o veículo, além de representar risco de acidentes.

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Atenção ao operar o macaco

Antes de levantar o automóvel, calce a roda diagonalmente oposta àquela que vai ser substituída para impedir que o carro se mova e afrouxe as porcas (ou parafusos), mas não retire nenhuma. Levante o carro com o macaco até perceber que a roda não está mais em contato com o piso e só então termine de retirar as porcas. Retire o pneu murcho, instale o estepe e recoloque as porcas, apertando-as com a mão, inicialmente, e depois, com a chave de roda. Certifique-se que a chave está encaixada corretamente na porca, antes de dar o aperto.

Baixe o veículo com o macaco e só então providencie o aperto final nas porcas. Atenção: não exagere na força, utilizando o pé ou alavanca, pois isso pode danificar as porcas ou, pior, os prisioneiros no cubo da roda. Uma ressalva importante é que muitos veículos atualmente possuem estepes de uso temporário que, como o nome indica, devem ser utilizados apenas para chegar até um local onde o pneu original possa ser reparado. Além disso, esses pneus sobressalentes têm limite de velocidade, que deve ser respeitado para garantir a segurança dos ocupantes. Existem modelos que sequer possuem estepe, e sim um kit de reparo (com líquido selante e um pequeno compressor de ar) que permite realizar um reparo emergencial garantindo que o carro prossiga até uma oficina onde o pneu possa ser devidamente consertado. Se este for o seu caso, leia atentamente as instruções, antes de iniciar o processo.

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Após a troca do pneu, lembre-se de recolher todos os itens utilizados (macaco, chave de roda, pneu e triângulo), armazenando-os corretamente para evitar ruídos no porta-malas. Independentemente do tipo de estepe que seu veículo possuir, providencie o reparo no pneu original assim que possível e sempre mantenha o sobressalente em ordem. Afinal, nunca se sabe quando o pneu pode furar novamente.