Avaliação: Chevrolet S10 Z71

Desenvoltura da picape nas trilhas mostra que nem todas as S10 são exatamente iguais

Chevrolet-S10-Z71 - Caderno Garagem

Há alguns anos, um amigo comentou: “Não sei que tipo de alterações a Porsche faz no 911. É sempre o mesmo carro”. Pode ser uma heresia em se tratando de um carro tão mítico. Mas, às vezes, o fã tem a percepção de que nada – ou pouca coisa – muda em determinados automóveis de um ano para outro.

A mesma sensação pode ocorrer para outros modelos, como a picape Chevrolet S10. Você já viu, aqui em GARAGEM, avaliações das versões LTZ e High Country. Agora tem mais uma: a S10 Z71. O sobrenome faz parte da grife criada pela General Motors em 1971 e indica que o veículo em questão traz uma série de itens diferenciados.

Ela não é a S10 mais cara do mercado. Custa R$ 271.910 e está um degrau abaixo da top de linha High Country, oferecida nas concessionárias por R$ 294.050. Mas, seguramente, ganha a preferência dos consumidores que gostam de colocar a picape nas trilhas ou em pisos mais severos.

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Para encarar caminhos desfavoráveis, a S10 Z71 chega com uma roupagem apropriada, com direito a para-lamas, faixa lateral, moldura na caixa de rodas, estribos tubulares, santantônio estendido, proteção na dianteira (abaixo da grade) e pneus do tipo todo terreno, que garantem mais aderência. “Para receber a chancela Z71, a picape precisa ter um pacote de itens de design exclusivos e funcionais”, explica Rodrigo Fioco, diretor de marketing de produto da GM América do Sul.

Há outros elementos visuais que caracterizam a S10 Z71. O conjunto óptico com faróis de máscara negra são de LED. A grade escura com o nome Chevrolet em relevo acrescenta o emblema Z71. A cor preta aparece no aplique central do para-choque, na capa dos retrovisores externos e nas rodas de alumínio de 18 polegadas. Na traseira, as lanternas escurecidas foram criadas especialmente para a S10 Z71.

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Essa espécie de customização pode ser vista, igualmente, na cabine. Os apliques centrais do painel e os revestimentos das portas e do console são todos em preto, para contrastar com o cinza acetinado do habitáculo. A escolha dos materiais e o desenho das superfícies foram projetados a fim de facilitar a limpeza depois da aventura.

Trilha de “ser humano normal”

A força do conjunto mecânico, presente em outras versões da S10, também impressiona. O motor 2.8 turbodiesel ganhou nova calibração e desenvolve 200 cv de potência e 51 kgfm de torque. Ele trabalha aliado à transmissão automática de seis velocidades e a tração 4×4, que entra em ação quando é selecionada por um botão no console central.

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Nas minhas andanças pelo interior de São Paulo, escolhi algumas trilhas com certo grau de dificuldade. A tração integral, o vão livre do solo de 22,8 cm e o ângulo de entrada de 29 graus ajudaram a vencer todos os obstáculos. É claro que o aventureiro não deve colocar a Z71 numa trilha nível Camel Trophy – famoso rali realizado entre 1980 e 2000 –, porém, ela não refuga em um passeio feito por um “ser humano normal”.

As trilhas garantem diversão, mas devem ser feitas com segurança. Por isso, a Z71 possui seis airbags, freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e controle eletrônico de estabilidade e de tração calibrados para o uso fora-de-estrada e direção com assistência elétrica inteligente, que compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz trepidações geradas por um eventual desbalanceamento das rodas.

O excelente papel nas trilhas não minimiza a experiência no asfalto. Ao contrário. A Z71 é macia e confortável em ruas e rodovias, como um automóvel de passeio. Segundo a montadora, a velocidade máxima chega a 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h da S10 é completada em 10,1 segundos. As médias de consumo de diesel são de 8,3 km/l na cidade e de 10,6 km/l na estrada. No nosso percurso misto, ela registrou 9,1 km/l.

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Com 5,36 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos, a Z71 capricha na hora de levar cinco pessoas, que têm à disposição uma caçamba com capacidade para 1.061 litros ou 1.134 kg de carga útil.

A Z71 é uma demonstração de que, por mais que se pareçam, cada S10 tem suas particularidades. Em tempo: o Porsche 911 é assim também. 

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