Volvo dá adeus ao motor a combustão no Brasil

Fabricante mostra XC40 100% elétrico e anuncia que não venderá mais carros com motorização convencional no país

Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver

Se você é fã da Volvo e quer um carro da marca com motor a combustão, esqueça. A fabricante anunciou hoje que, a partir de agora, só venderá modelos eletrificados, ou seja, com propulsão híbrida ou elétrica. “É um momento histórico. Somos a primeira marca do Brasil a tirar de linha todos os automóveis a combustão. Agora, nossa linha é 100% eletrificada”, celebra João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

O compromisso vai além: a Volvo planeja se tornar uma empresa de carros totalmente elétricos até 2030. No meio do caminho, em 2025, a meta é que 50% das vendas globais sejam de veículos 100% elétricos e o restante híbridos.

A montadora aproveitou a oportunidade para mostrar o SUV XC40 Recharge Pure Eletric, que já entrou em pré-venda por R$ 389.950 e com previsão de chegada para o segundo semestre. Ele entrega potência de 408 cv e tem autonomia de 418 km.

Como principais recursos de segurança e tecnologia, o XC40 oferece Pilot Assist, que mantém o carro no centro da faixa e direciona o veículo nas curvas; City Safety, que detecta automóveis, pedestres, ciclistas e animais de grande porte; Cross Traffic Alert, que monitora os carros na parte traseira; e sensor de ponto cego.

Além disso, trará a inédita central multimídia Google Built-in, que agrega vários recursos Google numa tela de nove polegadas, e um cluster central em LCD, que projeta velocidade, mapas com o percurso e outras informações de fácil visualização.

A Volvo já vem se preparando para a eletrificação há muito tempo. De janeiro a abril, ela dominou 40% das vendas entre os modelos eletrificados vendidos no país. “Se levarmos em conta somente os híbridos plug-in — carregados na tomada e abastecidos no posto de combustível –, sete de cada 10 carros comercializados no Brasil são Volvo”, destaca Oliveira.

O primeiro híbrido lançado no Brasil, em 2018, foi o XC90 Plug-in Hybrid. A partir dali, cresceram a procura e o desejo dos consumidores por modelos eletrificados, motivando a fabricante a lançar cada vez mais carros com essa motorização.

“Esse movimento é irreversível no Brasil e se expandirá por toda a América Latina. Ainda neste ano, a Volvo no Uruguai também será totalmente eletrificada”, revela Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e Latin America. “Já temos mais de 60% da gama de veículos híbridos nos países latino-americanos e a chegada do XC40 Recharge Pure Electric no segundo semestre impulsionará ainda mais as metas de eletrificação.”

Segundo Rezende, até o fim do ano, serão mais de 1.000 eletropostos gratuitos instalados pela Volvo em todo o Brasil. Os pontos estão interligados ao Waze e ao Google Maps e podem ser usados por veículos de qualquer marca.

“Fazemos ações em prol da eletrificação e sustentabilidade e todas geram impacto para que os carros eletrificados fiquem mais perto das pessoas”, acrescenta Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil.