Viajar a bordo de um automóvel realmente silencioso pode se tornar realidade

Empresa israelense desenvolve sistema flexível e de baixo custo de cancelamento de ruídos a bordo de automóveis

Por mais que as montadoras se esforcem em construir automóveis luxuosos e que prometem conforto “similar ao de uma sala de estar”, o resultado dificilmente corresponde à descrição. Afinal, imperfeições no piso, o motor ou o vento passando pela carroceria sempre acabam produzindo ruídos indesejados, mesmo quando se está a bordo dos mais caros veículos – e isso não ocorre só no Brasil.

A empresa de soluções tecnológicas Silentium, porém, garante que tem uma solução para esse problema. E o melhor é que ela vai pode ser adotada em veículos de diversos tipos (mesmo os mais acessíveis) e a baixo custo. Trata-se do ARNC (Active Road Noise Cancellation – Cancelamento Ativo de Ruído da Estrada, em tradução livre), um software cujo desenvolvimento está sendo acelerado pela empresa e que já foi escolhido pela Hyundai Mobis (divisão da fabricante sul-coreana especializada em desenvolver tecnologias de direção autônoma, eletrificação e segurança, entre outros).

Jaguar F-Pace e Range Rover Velar já usamo sistema ARNC

Detalhe: a Silentium já trabalha em parceria com a Jaguar Land Rover, e os modelos F-Pace e XF da Jaguar, e Range Rover Velar, da Land Rover, têm o sistema como opcional de fábrica desde outubro do ano passado. Agora, a parceria com a Hyundai Mobis prevê a adoção do programa ARNC em um futuro lançamento da montadora, cujo nome é mantido em sigilo.

“Nossa tecnologia de acústica ativa pode reduzir, cancelar e melhorar o som dentro de qualquer veículo, e também pode funcionar em qualquer sistema de infoentretenimento e alto-falantes em qualquer carro, dispensando investimento extra em caixas de som”, afirmou Sang Hun Lee, diretor executivo da Silentium na Ásia. “Já é possível encontrar o nosso software de cancelamento de ruídos de banda larga em modelos Jaguar e Land Rover, e agora mal podemos esperar para iniciar a implementação global mais ampla, graças à nossa nova parceria com a Hyundai Mobis”, completou o executivo.

A importância de um interior silencioso

Nos últimos anos, dirigir um automóvel com baixo nível de ruído deixou de ser visto como luxo ou requinte, e passou a ser tratado como qualidade imprescindível, mesmo em modelos mais baratos, devido ao reconhecimento dos danos causados pela poluição sonora à qualidade de vida, principalmente nas grandes cidades. Assim, eliminar ruídos indesejados e criar um ambiente mais agradável acusticamente deve se tornar um diferencial entre as fabricantes de veículos, e a Silentium oferece às montadoras a possibilidade de conseguir isso sem ter de recorrer a materiais caros para aumentar o isolamento acústico e – melhor – permitindo manter o peso reduzido do veículo (fator cada vez mais importante no desenvolvimento de novos automóveis).  

Detalhes do sistema de cancelamento de ruídos da Silentium

Além disso, outro fator muito importante é a segurança. De acordo com a Jaguar Land Rover, ruídos indesejados contribuem para a fadiga em motoristas nas viagens mais longas, afetando a capacidade dos condutores em lidar com perigos ou situações inesperadas. Estudos mencionados pela montadora britânica mostram que motoristas cansados apresentam aumento médio no tempo de reação de 16,7% na comparação com condutores totalmente alertas.

O programa ARNC, da Silentium, tem funcionamento similar ao usado em fones de ouvido. Sensores instalados em pontos estratégicos na carroceria monitoram o ruído provocado junto aos pneus e enviam um sinal para a central eletrônica com o software, que processa o ruído e envia um sinal que o cancela e é emitido pelos alto-falantes do carro. Assim, os sons externos indesejados e os sinais antirruído do ARNC chegam aos ouvidos dos ocupantes ao mesmo tempo e se anulam.