Grupo BMW vai adotar rodas de liga leve “verdes”

Medida começa a valer em 2024; MINI terá rodas feitas de material reciclado

BMW materiais reciclados - Caderno Garagem

O grupo BMW anunciou duas importantes medidas para reduzir suas emissões de CO2: dentro de dois anos, todas as rodas de alumínio fundido usadas nos veículos produzidos pelas empresas do conglomerado serão produzidas com energia verde, ou seja, com emissão zero. A outra novidade é que alguns carros da MINI passarão a sair de fábrica com rodas de liga leve feitas de material reciclado já a partir de 2023.

A empresa alemã esclarece que, atualmente, as rodas respondem por cerca de 5% das emissões de CO2 de sua cadeia de suprimentos, e que a mudança para uma produção mais “limpa” vai permitir reduzir essas emissões em mais da metade. De acordo com o comunicado, o grupo BMW adquire aproximadamente 10 milhões de rodas de liga leve por ano, sendo que 95% desse montante é feito de alumínio fundido.

BMW materiais reciclados - Caderno Garagem

O grupo BMW afirma que auditorias independentes confirmam que seus fornecedores utilizam alumínio de maneira consciente e sustentável, colaborando para evitar que 500 mil toneladas de CO2 sejam emitidas por ano. “A energia verde é uma das maiores alavancas para reduzir as emissões de CO2 em nossa cadeia de suprimentos”, afirmou Joachim Post, responsável pelo setor de compras e pela rede de fornecedores do grupo. “Já fechamos mais de 400 contratos com nossos fornecedores, incluindo os de rodas e de alumínio, exigindo que usem energia verde”, completou.

BMW materiais reciclados - Caderno Garagem

Vale salientar que o alumínio é um dos materiais que permite reciclagem com maior facilidade, eliminando, assim, a necessidade de usar a eletrólise intensiva para obter a matéria-prima primária. Contudo, é importante observar que o metal reutilizado precisa atender todos os requisitos de qualidade, design e de segurança do grupo BMW para ser aprovado como componente para a produção das novas rodas.

Falando em reciclagem, a MINI vai se tornar pioneira nessa área com a adoção de rodas de liga leve produzidas com 70% de alumínio proveniente de reciclagem nos modelos da nova geração do Countryman a partir do próximo ano. Combinada com o uso de energia 100% limpa em sua produção, a adoção das rodas feitas com 70% de alumínio reutilizado vão contribuir para reduzir as emissões de CO2 em até 80% na comparação com os processos de fabricação convencionais.

BMW materiais reciclados - Caderno Garagem

A meta do grupo BMW é reduzir em 20% as emissões em toda a sua cadeia de suprimentos até 2030 (baseado nos níveis de 2019), criando a cadeia de fornecedores mais sustentável da indústria automotiva.

BMW materiais reciclados - Caderno Garagem