Marsien é a nova proposta de superesportivo todo-terreno

Projetado e desenvolvido por Marc Philipp Gemballa, o modelo é baseado no Porsche 911 Turbo S, mas muito mais potente, podendo entregar até 841 cv!

Marsien - Caderno Garagem

É provável que você já tenha ouvido falar da Gemballa, empresa alemã fundada por Uwe Gemballa, que ganhou certa notoriedade em um passado recente por seus modelos “tunados”. Pois o filho de Uwe, Marc Phillip, decidiu investir em uma empreitada própria e criou uma transformadora com seu nome, mas que não tem nenhuma ligação com a companhia de seu pai. Na última quarta-feira, 14 de julho, o jovem Gemballa apresentou a sua primeira criação, o superesportivo Marsien.

De acordo com o comunicado oficial da empresa, Marc Phillip cresceu em um ambiente no qual construir o carro mais rápido e potente do mundo e estabelecer o novo recorde em Nürburgring Nordschleife eram os objetivos principais, mas isso mudou. Para obter sucesso, o mais novo Gemballa afirmou que seria preciso criar algo muito especial para seus clientes.

A base não poderia ser melhor: o Porsche 911 Turbo S da série 992, e, inspirado nos desafios do famoso Rally Paris-Dakar, Gemballa desenvolveu, após dois anos de trabalho árduo, um supercarro moderno, de visual atemporal, que apresenta as características de um superesportivo, combinadas com o conforto e a praticidade necessários para o dia a dia e, de quebra, com capacidade de superar os obstáculos do off-road.

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O começo de uma nova era

Segundo a empresa, a carroceria do Marsien é feita totalmente de plástico reforçado com fibra de carbono, e foi devidamente testada e aprimorada por meio de análises intensivas de CFD (análise de fluidez dinâmica por computador) realizadas pela KLK, empresa de engenharia cuja experiência no desenvolvimento de aerodinâmica veio de seu trabalho com equipes de competição de Endurance, Fórmula E e Fórmula 1 em mais de 20 anos.

Detalhe: o nome Marsien deriva do termo francês que significa “marciano” ou “de Marte” e surgiu após os testes realizados no deserto de Al-Faya, nos Emirados Árabes Unidos, conhecido por suas areias vermelhas e paisagem que lembra o ambiente de Marte, o “planeta vermelho”.

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Para cuidar da motorização de seu supercarro, Marc Phillip se uniu à famosa especialista em motores Porsche, Ruf Automobile. Fundada em 1981, essa preparadora já havia trabalhado com Uwe Gemballa no desenvolvimento de propulsores da Casa de Stuttgart na década de 1980, e da nova parceria surgiu um boxer de seis cilindros que entrega 659 cv na versão “convencional”. Os clientes interessados em maior potência podem adquirir os kits especiais, que elevam a “cavalaria” a 760 cv ou 841 cv, dependendo do gosto – e do bolso do interessado.

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Detalhes inéditos em um superesportivo

A transmissão Porsche PDK (robotizada de dupla embreagem) com tração integral foi revisada e adaptada às novas condições para que as enormes reservas de potência cheguem às quatro rodas sem perdas perceptíveis. Já o ronco do motor ficou a cargo da fabricante líder de escapamento de alto desempenho Akrapovič, que desenvolveu um conjunto de titânio inteiramente novo exclusivo do modelo.

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A suspensão de série foi desenvolvida em conjunto com a KW Automotive, especialista em tecnologia de suspensão e chassi, e inclui um sistema de amortecimento ativo totalmente novo na dianteira, assim como um controle de amortecimento dinâmico, que faz com que os amortecedores sejam ajustados em apenas 20 milissegundos de acordo com a situação do piso. Além disso, é possível regular a altura da suspensão, deixando-a até 250 mm mais alta em relação ao solo, por meio de um simples toque no botão, permitindo ao Marsien oferecer a melhor experiência de condução, mesmo no fora-de-estrada. Existe ainda a opção do kit de rali Reiger Suspension reforçado, com o qual o carro permanece com maior altura do solo permanentemente.

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Como se não bastasse, o motorista pode escolher entre vários modos de direção por meio do seletor no volante, que ajusta automaticamente amortecedores, configuração do câmbio e mapeamento do motor de acordo com o modo de direção selecionado. Além das opções padrão da Porsche, os novos modos off-road incluem cascalho, lama, areia e neve.

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Brinquedo para poucos

Por dentro, o Marsien também exibe exclusividade, com o revestimento de couro ou Alcantara feito à mão com materiais de alta qualidade, equipado com um console central de fibra de carbono inspirado no Carrera GT, assim como soleiras das portas, laterais de plástico reforçado com fibra de carbono e outros detalhes em todo o interior com possibilidade de personalização total.

A cabine é um exemplo do equilíbrio preciso entre forma e função, com costuras manuais e borboletas para trocas manuais de marcha. Costuras semelhantes podem ser encontradas nos tapetes e nos apoios de cabeça, enquanto o logotipo está impresso no extintor de incêndio e no apoio de braço.

Finalmente, a placa de metal exibindo o número de produção individual da série limitada de apenas 40 veículos sob medida é aplicada no console central, realçando a exclusividade do supercarro. Esses pequenos detalhes contribuem para valorizar o caráter inconfundível do Marsien.

De acordo com Marc Phillip Gemballa, o Marsien terá produção limitada a 40 unidades, além de uma edição especial de lançamento, composta por apenas dez modelos – que já foram vendidos. A empresa agora se prepara para o início da produção em série, que deve ocorrer ainda neste ano, e o preço da conversão parte de 495 mil euros, excluindo impostos, taxas, fretes e qualquer outra opção especial, assim como o preço do Porsche 992 Turbo S, que deve ser adquirido à parte.

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O jovem Gemballa e seu projeto