Linha Mobi 2022 perdeu potência, mas ganhou em eficiência

Ajustes no motor 1.0 deixaram o compacto da marca até 7,9% mais econômico, em detrimento do desempenho; modelo pode rodar mais de 700 km sem reabastecer

Fiat Mobi - Caderno Garagem
Monitor de pressão dos pneus e partida a frio sem gasolina são novidades na linha 2022

A Fiat do Brasil lançou a linha 2022 do seu compacto Mobi, que já pode ser encontrada nas concessionárias da marca em todo o País apenas nas versões Like e Trekking (a Easy deixou de ser produzida). Por conta da nova etapa do programa brasileiro de emissões – Proconve L-7, que entrou em vigor neste ano – o pequeno modelo da marca italiana teve seu motor Fire 1.0 recalibrado, e essa é a principal novidade da gama.

De acordo com o comunicado da montadora, o “reconhecido e robusto motor Fire Evo foi adequado para atender às novas normas de emissões Proconve L-7”, o que, na prática, significa que a unidade teve sua central eletrônica reprogramada para proporcionar menor consumo de combustível e, consequentemente, menor índice de emissões. O resultado foi uma melhora de até 7,9%, o que, ainda segundo a Fiat, permite ao Mobi rodar até 15 km com um litro de gasolina no ciclo rodoviário. Com isso, o compacto é capaz de trafegar por mais de 700 km sem necessitar reabastecimento.

Fiat Mobi - Caderno Garagem
Motor mais econômico e menos potente na linha Mobi 2022

Em compensação, o motor 1.0 Fire Evo (o mais antigo da empresa em produção no País) perdeu potência e torque em relação ao usado anteriormente. O Fiat Mobi 2022 pode entregar 74 cv/71 cv e 9,7 kgfm/9,3 kgfm, enquanto o modelo do ano passado, por exemplo, entregava 75 cv/73 cv e 9,9 kgfm/9,5 kgfm (utilizando etanol e gasolina, respectivamente).

Outra novidade bem-vinda é o sistema de pré-aquecimento de etanol, que dispensa – finalmente – o uso de gasolina (e do “tanquinho”) nas partidas a frio. Sempre que os sensores detectarem que a temperatura ambiente está baixa, o equipamento trata de aquecer o combustível antes da partida, o que facilita a ignição e reduz as emissões durante a operação.

Também merece destaque o monitor de pressão dos pneus, sistema que detecta se um dos pneus (ou mais) apresentar pressão diferente dos demais e alerta o motorista, que pode verificar se ocorreu algum dano e ajuda a evitar que o carro rode com os pneus com pressão incorreta, o que aumenta o consumo de combustível (além de representar risco aos ocupantes). 

Fiat Mobi - Caderno Garagem
Central multimídia e volante multifunção são itens de série no Mobi Trekking e opcionais na Like

O Fiat Mobi continua oferecendo uma boa lista de itens de série, incluindo ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas com acionamento elétrico, freios ABS e airbag duplo. Volante multifunção com controles do sistema de áudio, Bluetooth com conexão simultânea para até dois telefones e sistema multimídia UConnect com tela de 7” e conexão Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabos são opcionais disponíveis. Em São Paulo, o Fiat Mobi 2022 custa a partir de R$ 62.950 na versão Like e de R$ 66.046 na Trekking.