Ford Bronco é tecnológico e tem forte apelo off-road

SUV custa R$ 256.900 e quer concorrer com modelos graúdos do segmento, como Discovery Sport e Audi Q3

A Ford deixou de fabricar no Brasil, mas, como importadora, até que está fazendo bastante barulho nos últimos meses. Depois da Ranger Black, a marca acaba de apresentar o SUV Bronco Sport. Lançado em 1966, o Bronco viveu 30 trinta anos, ficou adormecido e agora retorna ao mercado.

Ele chega em versão única, Wildtrack, por R$ 256.900. Sim, o Bronco veio para concorrer com peixes graúdos do mercado, como Land Rover Discovery Sport, Audi Q3, Jaguar E-Pace e Mercedes-Benz GLA.

O Bronco Sport Wildtrack estreia com motor 2.0 Ecoboost a gasolina, de 240 cv de potência e 38 kgfm de torque. O conjunto trabalha em sincronia com o câmbio automático de oito marchas e tração 4×4. A Ford aposta em vários aspectos para o sucesso do Bronco, como desempenho, capacidade off-road e tecnologias semiautônomas embarcadas.

“O motor e a transmissão receberam calibração especial para o Brasil, a fim de proporcionar experiência de condução mais envolvente, alinhada com o estilo de direção dos brasileiros e condições das nossas estradas”, diz Alexandre Machado, diretor de desenvolvimento de produto da Ford América do Sul.

Público aventureiro

Ele traz piloto automático adaptativo com stop and go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática. A central multimídia Sync 3 exibe as informações na tela de oito polegadas e tem recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular.

A marca conta que, durante o desenvolvimento do Bronco Sport, considerou fortemente o público aventureiro para entregar uma experiência real de fora de estrada, sem perder de vista o desempenho e o conforto no dia a dia.

A vocação off-road do Bronco é comprovada pelos ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º), capacidade de imersão de 60 cm e distância livre do solo, de 22,3 cm. Dois ganchos frontais facilitam o reboque em caso de atoleiro.

Para os amantes das trilhas, o Bronco conta também com piloto automático off-road, recurso que aumenta a segurança em trilhas desafiadoras com subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h ou abaixo de 10 km/h em ré. O dispositivo comanda o acelerador e os freios, permitindo que o motorista se concentre apenas na direção e na navegação.

Carroceria quadrada

Já a câmera frontal de 180° dá uma visão ampla da pista para evitar pedras e buracos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção areia, terra e rocha, em velocidades até 25 km/h. O motorista também dispõe dos modos de gerenciamento normal, eco, esportivo e escorregadio, que ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.

O Bronco Sport tem carroceria mais quadradona, com 4,39 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,80 m de altura. A dianteira ostenta o capô longo e um elemento gráfico escurecido contorna o conjunto de faróis e grade. Os faróis redondos são ladeados por réguas iluminadas e, no meio delas, a palavra Bronco substitui o emblema da Ford.

O interior transmite requinte, com acabamento em dois tons (preto e marrom) e materiais de textura diferenciada. Os bancos oferecem excelente ergonomia e têm sistema de aquecimento.

O Bronco Sport traz uma série de conveniências que deixam a viagem mais tranquila, como as bolsas com zíper atrás dos bancos dianteiros e o porta-objetos sob o banco traseiro. O porta-malas de 580 litros (ou 1.472 litros com o banco traseiro rebatido) apresenta sistema de gerenciamento de carga, que permite montar uma prateleira completa ou parcial, uma divisória e até uma mesa.

Segurança máxima

O vidro traseiro, com abertura independente, facilita o manuseio de bagagens e a tampa do porta-malas ganhou um sistema de iluminação externa, muito útil para atividades noturnas. O assoalho emborrachado de polipropileno é fácil de limpar depois das trilhas.

Conectado, o Bronco Sport vem com quatro portas USB e carregador de celular por indução. A central multimídia Sync 3 obedece comando de voz para telefone, ar-condicionado, áudio, navegação, Apple CarPlay e Android Auto.

O alto padrão de segurança começa na estrutura robusta da carroceria, preparada, segundo a Ford, para suportar condições extremas tanto no asfalto como no fora de estrada. Além de nove airbags, ele é equipado com sistemas de radar e câmeras de última geração, que ajudam a evitar acidentes e tornam a viagem mais tranquila.

O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), entidade independente dos Estados Unidos que mede o nível de proteção dos veículos, deu nota máxima de segurança ao Bronco Sport. Os testes, realizados em abril, incluiu seis diferentes provas de impacto e desempenho dos sistemas de prevenção de colisão e faróis.

Em breve, você verá a avaliação do Bronco feita por GARAGEM.