
A Mercedes-Benz informou ontem (19) que leiloou um dos dois exemplares do mítico modelo 300 SLR Ulenhaut Coupe que pertencem à empresa, como vinha sendo especulado pela imprensa especializada. O nome do novo proprietário da joia foi mantido em sigilo – como é praxe nessas operações – mas o valor do lance foi confirmado em 135 milhões de euros (pouco mais de R$ 702 milhões, pela cotação de ontem). Com isso, o raro veículo torna-se o carro mais caro do mundo, superando com folga os R$ 236 milhões (US$ 48 milhões) pagos por uma igualmente rara Ferrari 250 GTO, em 2018.
O principal motivo que torna o 300 SLR Ulenhaut Coupe tão especial é o fato de terem sido construídos somente dois protótipos do modelo – e ambos fazem parte do acervo do Mercedes-Benz Classic, que conta com 1.100 veículos, desde o início da história do automóvel, em 1886, até modelos modernos.
“O 300 SLR Uhlenhaut Coupe é um marco no desenvolvimento de carros esportivos e elemento histórico importante que moldou a nossa marca. A decisão de vender um desses dois carros esportivos exclusivos foi baseada em um raciocínio muito sólido, para beneficiar uma boa causa”, afirmou Ola Källenius, CEO do grupo Mercedes-Benz. O valor arrecadado com o leilão vai financiar um programa global de bolsas de estudo cujo objetivo será incentivar jovens talentos a criarem e desenvolverem novas tecnologias que contribuam com a descarbonização e a preservação de recursos naturais. “Ao mesmo tempo, alcançar o preço mais alto já pago por um veículo é extraordinário: um Mercedes-Benz é de longe o carro mais valioso do mundo”, completou.
“Como empresa global e como marca de luxo, temos uma grande responsabilidade com a sociedade”, declarou Renata Jungo Brüngger, integrante do Conselho de Administração do grupo alemão e que será responsável pela governança do Fundo Mercedes-Benz, que será criado com a receita da venda do 300 SLR Ulenhaut Coupe. “O leilão nos proporciona uma oportunidade única de fortalecer nosso compromisso com um projeto emblemático de longo prazo: estabeleceremos o programa global de bolsas de estudo Fundo Mercedes-Benz, apoiando jovens em seus estudos, compromisso e ações para um futuro mais sustentável. Estamos convencidos de que o acesso à educação nestas áreas será crucial para enfrentar os grandes desafios do nosso tempo e contribuir para uma maior estabilidade, prosperidade e coesão social”, acrescentou.
Passado conectado ao futuro
Além do total conseguido com o leilão, a Mercedes-Benz está empenhada em investir recursos adicionais nos próximos anos. O “Fundo Mercedes-Benz” será dividido em duas subcategorias: Bolsas Universitárias, para conectar, educar e incentivar os alunos a realizar pesquisas sobre projetos de ciências ambientais, e Bolsas Escolares, com foco na realização de projetos ambientais locais pelos alunos em suas comunidades. Os fundos do programa serão direcionados a indivíduos que, de outra forma, não têm meios financeiros para seus projetos e planos de carreira. O programa vai além do apoio financeiro aos jovens e inclui elementos extracurriculares, como mentorias da Mercedes-Benz, abrindo novas perspectivas de carreira.
O leilão do 300 SLR Uhlenhaut Coupe ocorreu no dia 5 de maio no Museu Mercedes-Benz em cooperação com a famosa casa de leilões RM Sotheby’s. A lista de convidados incluiu clientes selecionados da Mercedes-Benz e colecionadores internacionais de carros e de arte.
“Estamos orgulhosos de poder contribuir com nossa coleção histórica para esta iniciativa que conecta o passado com o futuro da engenharia e a tecnologia de descarbonização”, disse Marcus Breitschwerdt, chefe do Mercedes-Benz Heritage. “O novo proprietário concordou que o 300 SLR Uhlenhaut Coupe permaneça disponível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto o segundo 300 SLR Coupe original seguirá em propriedade da empresa e continuará a ser exibido no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart”.
Combinação perfeita
Como o nome indica, o 300 SLR Ulenhaut Coupe é a versão “fechada” do lendário 300 SLR, bólido de competição construído pela Mercedes-Benz em 1955 para disputar o Mundial de Endurance. Contando com um motor 3.0 de oito cilindros em linha e 310 cv, o carro teve sua trajetória interrompida após protagonizar o trágico acidente durante as 24 Horas de Le Mans, que vitimou mais de 80 pessoas (incluindo o piloto Pierre Levegh) e é considerado até hoje o pior da história do automobilismo.
Criado pelo engenheiro-chefe da Mercedes-Benz, Rudolf Ulenhaut, esse 300 SLR (sigla de Super Leicht Rennen, ou esportivo de competição superleve) combinava a base do modelo das pistas com o elegante visual do 300 SL “Asa de Gaivota”. Não é à toa que o modelo é considerado um dos melhores exemplos de engenharia e design automotivo por especialistas e entusiastas em todo o planeta.