Depois do híbrido, Volvo XC40 ganha configuração 100% elétrica

Versão Pure Electric custa quase R$ 390.000 e tem autonomia de 400 km

Volvo XC40 Recharge Pure Eletric - Caderno Garagem

No início do ano, a Volvo já havia apresentado o XC40 híbrido. Agora, a marca amplia a família do SUV com a versão Recharge Pure Electric, o primeiro veículo totalmente elétrico da Volvo Cars. A um preço de R$ 389.950, o modelo reforça o compromisso da Volvo em oferecer apenas carros 100% elétricos até 2030.

“No Brasil, só vendíamos veículos híbridos e a chegada do XC40 elétrico nos coloca em novo patamar”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

O motor elétrico do XC40 entrega o equivalente a 408 cv de potência e 66,5 kgfm de torque. A bateria de 78 kWh proporciona autonomia de 400 km e 80% de sua capacidade pode ser carregada em 40 minutos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,9 segundos.

Volvo XC40 Recharge Pure Eletric - Caderno Garagem

Um dos destaques tecnológicos é o One Pedal Drive, que deixa a aceleração e a frenagem mais práticas em um único pedal. Para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só aliviar o pé para o carro parar de acordo com a força exercida. O recurso também realimenta a bateria e ajuda a aumentar sua autonomia.

O SUV estreia a central multimídia com o inédito sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos de empresa de tecnologia. “A Volvo é a primeira empresa a se unir ao Google na incorporação de um sistema alimentado pelo Android, contendo aplicativos e serviços do Google”, diz André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas da Volvo Car Brasil.

Volvo XC40 Recharge Pure Eletric - Caderno Garagem

Desenvolvido em parceria com o Google, o sistema tem interface fácil de usar, com recursos de reconhecimento de voz para uma experiência conectada. “Os clientes têm acesso ao vasto ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play”, destaca Bassetto.

Assim, eles usam a voz para definir os comandos, mantendo o foco na estrada. Sem tirar as mãos do volante, o motorista pode controlar a temperatura da cabine, definir um destino, tocar música e podcasts e enviar mensagens.

Volvo XC40 Recharge Pure Eletric - Caderno Garagem

No design, a grade dianteira de entrada de ar – desnecessária em um veículo elétrico – foi substituída por um painel com o logo da Volvo e a inscrição Recharge está presente nas colunas traseiras. Por dentro, o revestimento do chão é de plástico reciclável.

O propulsor elétrico do XC40 começa a trabalhar no momento em que o motorista entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

O Volvo XC40 Pure Electric capricha nos equipamentos de série. Ele tem câmera 360 graus, alerta de tráfego cruzado, frenagem automática, alertar de mudança de faixa e de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e o famoso Volvo On Call, serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24 horas.

Volvo XC40 Recharge Pure Eletric - Caderno Garagem