Prodrive desenvolve combustível sustentável para competições

Empresa quer ser uma das primeiras equipes do planeta a disputar uma competição da FIA usando biocombustível que captura carbono da atmosfera

Coryton- Caderno Garagem

A britânica Prodrive – empresa que ganhou fama por desenvolver os modelos da Subaru e da Aston Martin que competiram no Mundial de Rali e no Mundial de Endurance, respectivamente – anunciou recentemente que será uma das primeiras grandes equipes do mundo a competir em uma prova com chancela da FIA utilizando combustível sustentável. A estreia será na Copa do Mundo FIA de Rali Cross Country, e em janeiro, a equipe Bahrain Raid Xtreme (BRX), com a qual a Prodrive possui parceria, vai usar o mesmo combustível no Rally Dakar, a fim de demonstrar sua viabilidade como substituto para os combustíveis fósseis.

Batizado de Prodrive ECOpower, o novo combustível foi desenvolvido em conjunto com a Coryton Advanced Fuels com o objetivo específico de demonstrar os benefícios ambientais da mais recente tecnologia de combustível sustentável. Os principais componentes do produto são o biocombustível de geração 2, fabricado a partir de resíduos agrícolas, e os chamados “e-fuels” gerados a partir da captura de carbono da atmosfera. Como resultado, o combustível reduz as emissões de gases de efeito estufa em 80% na comparação com a gasolina.

“Sou um grande defensor do automobilismo e assumi a liderança no desenvolvimento, comprovação e promoção de novas tecnologias que podem ajudar a enfrentar as mudanças climáticas”, declarou David Richards, presidente da Prodrive que se notabilizou por ter chefiado os times da BAR e da Benetton na F1. “O Rally Dakar e a Copa do Mundo FIA de Rali Cross Country são os ambientes perfeitos para mostrar os benefícios da próxima geração de combustíveis sustentáveis e demonstrar que eles podem ser usados em veículos convencionais para reduzir o uso de combustíveis fósseis, oferecendo o mesmo desempenho e autonomia”, afirmou.

Das areias para as ruas

O Prodrive ECOpower foi desenvolvido nas instalações da equipe no Reino Unido e testado no modelo Hunter T1+ do time BRX com o mesmo motor que, até então, trabalhava com gasolina. “Sabíamos que a parceria com a Prodrive seria a maneira ideal de testar nossa capacidade nos ambientes de corrida mais desafiadores do mundo, ao lado de alguns dos melhores engenheiros da indústria”, afirmou Andrew Willson, CEO da Coryton Advanced Fuels.

Prodrive - Caderno Garagem
Combustível Prodrive ECOpower em teste no motor do Hunter T1 no dinamômetro da Prodrive

O modelo Prodrive Hunter T1+ foi projetado para disputar o Rally Dakar na Arábia Saudita e em ralis cross-country em todo o mundo. O carro com tração nas quatro rodas pode cruzar praticamente qualquer tipo de terreno, de dunas de areia a trilhas de montanhas rochosas, em alta velocidade e ao longo das duas semanas do Dakar vai percorrer mais de 7.500 km.

A equipe BRX realizou extensos testes no Reino Unido e está se dirigindo ao Oriente Médio para um trabalho de resistência mais prolongado nas mesmas condições que experimentará no Dakar. A equipe vai competir no Desafio do Deserto de Abu Dhabi e no Hail Rally antes de seguir para o Dakar, que começa no dia 1º de janeiro.

Hunter T1- Caderno Garagem

Hunter T1- Caderno Garagem

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