JAC lança sedã elétrico E-J7 por R$ 265.000

Marca quebra o ritmo de lançamentos de SUVs movidos a bateria e apresenta o três-volumes com essa propulsão

JAC E-J7 - Caderno Garagem

Nos últimos tempos, a JAC resolveu apostar em SUVs e veículos comerciais elétricos para ganhar fôlego no mercado brasileiro. Mas ela quebrou essa cadência de lançamentos ao apresentar o sedã E-J7, o décimo modelo movido a bateria da marca, que custa R$ 264.900.

A JAC diz que o carro custa o equivalente a um automóvel similar com motor a combustão. E faz a comparação com o BMW 320i GP, dono de 66% das vendas do segmento de sedãs grandes, conforme os emplacamentos do ano passado. O 320i sai por R$ 298.950.

O novo sedã da JAC mede 4,77 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,51 m de altura e 2,76 m de distância entre-eixos. O grande porta-malas acomoda 590 litros de bagagem.

JAC e J7 - Caderno Garagem

O motor rende 142 kW, o correspondente a 190 cv de potência e torque de 34,7 kgfm. Segundo a montadora, o E-J7 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e chega a 150 km/h de velocidade máxima. “Além do custo-benefício, o design é sofisticado e o carro tem ótimo desempenho”, afirma Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.

O novo sedã entrega autonomia de 402 km o que, diz a JAC, dá uma média de 12,5 kWh por 100 km, ou seja, cerca de R$ 7,75 a cada 100 km (equivalente a 1,2 litro de gasolina por 100 km). No total, o proprietário do JAC E-J7 gastará pouco mais de R$ 30 a cada recarga completa.

JAC e J7 - Caderno Garagem

“Em linhas gerais, isso representa um custo por km rodado sete vezes menor do que um modelo com motor a combustão”, enfatiza Habib. “Outra vantagem é a velocidade de recarga da bateria de 50,1 kWh: no modo lento, o E-J7 precisará de pouco mais de seis horas para recarregá-la. Com carga rápida, são apenas 30 minutos.”

O E-J7 já é fruto da parceria entre JAC e Volkswagen. O design tem linhas fluidas e laterais com vincos pronunciados. Com certo ar futurista, seu estilo é bem distinto de outros sedãs. Na dianteira, os faróis são de full LED, que incluem luzes diurnas. A grade em forma de colmeia acomoda a portinhola que dá acesso às tomadas de recarga. A traseira remete ao estilo de um cupê e as lanternas são conectadas por uma régua reflexiva.

JAC e J7 - Caderno Garagem

O interior mistura dois tons de couro ecológico e o painel é minimalista, recebendo a tela de 13 polegadas da central multimídia, posicionada verticalmente no centro. Já o quadro de instrumentos, com tela de LCD de 10,25 polegadas, oferece três cores de apresentação, selecionados por um botão no volante de direção.

JAC e J7 - Caderno Garagem

Entre os itens de série, o sedã traz Auto Hold, controle de tração e estabilidade, distribuição eletrônica de frenagem, assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão de pneus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Isofix para fixar cadeirinha infantil e ajuste elétrico do banco do motorista.

JAC e J7 - Caderno Garagem