Honda evolui HR-V para combater Corolla Cross

Mas a nova geração do SUV só deverá desembarcar no Brasil em 2022 para enfrentar o modelo da Toyota

 

Um dos grandes lançamentos previstos para o primeiro semestre é o Toyota Corolla Cross, a versão SUV do sedã mais vendido do Brasil. Observando atentamente os movimentos da concorrente, a Honda prepara o contra-ataque, mas que demorará um pouco mais para chegar ao mercado: a nova geração do HR-V.

Chamado de Vezel no Japão, o HR-V foi apresentado para poucos jornalistas no país oriental, a fim de sentir as primeiras reações sobre o carro. Aparentemente, o SUV manteve as medidas da primeira geração, embora o design esteja mais moderno, com destaque para faróis e lanternas afilados, capô volumoso e linha do teto com queda mais acentuada a partir da coluna C.

O modelo, que só deve estrear por aqui em 2022, surpreendeu na parte interna, em razão da textura do painel de instrumentos e do painel, confeccionado com material mais macio ao toque. A central multimídia, com tela de nove polegadas, ficou mais intuitiva. As funções do sistema incluem atualização de mapas de navegação em tempo real e dispositivo que permite ligar o carro à distância, pelo celular.

O sistema de rebatimento de bancos Magic Seat, igual ao do Fit, também está presente e multiplica o tamanho do compartimento de bagagem.

Uma das opções de motor do HR-V será o 1.5 i-VTEC, mas a montadora, de olho na sustentabilidade e nas novas tendências de mercado, oferecerá a configuração híbrida – provavelmente combinando propulsores 1.5 de 97 cv e elétrico de 109 cv.

O Honda HR-V encerrou 2020 em sétimo lugar entre os SUVs mais vendidos do país, com 32.500 unidades. No primeiro mês deste ano, perdeu uma colocação, ao emplacar 2.658 veículos. O carro já viveu dias melhores e apresenta sinais de desgaste entre o consumidor brasileiro, que a cada dia ganha mais opções no segmento.

A nova geração do HR-V – que será produzido em Itirapina (SP) — será a chance de o utilitário esportivo da Honda voltar para a briga em posição de destaque.