Nova Fiat Toro aposta em tecnologia e conectividade

Picape média traz design ainda mais moderno, novo interior, motor turbo e plataforma completa de serviços conectados

Foram-se os tempos em que as picapes eram vistas apenas como veículos de carga, geralmente utilizadas no meio rural ou de transportes. Elas acabaram caindo no gosto do consumidor em função da maior altura do solo e imposição, invadindo os ambientes urbanos na esteira da popularização da moda sertaneja e dos rodeios, que as tornaram mais do que “burros de carga”, mas objetos sofisticados de desejo.

Não por acaso, a oferta de modelos aumentou e suas características mudaram bastante. Deixaram de ser pesados utilitários montados sobre vigas de aço, com feixes de molas iguais aos das carruagens do século XIX e eixos rígidos. Atualmente, os avanços da indústria automotiva chegaram a elas, traduzidos em motorizações alinhadas com as últimas tendências de ‘downsizing’, arquitetura monobloco de chassi e suspensões muito mais modernas na maioria delas.

Sucesso de vendas desde que foi lançada no Brasil, há cinco anos, a Fiat Toro inaugurou o conceito de SUP (Sport Utility Pick-up), ao combinar a força e a robustez das picapes, conforto e dirigibilidade dos SUVs e dinamismo dos hatches e sedãs.

Responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes, a Fiat Toro passa por sua mais importante evolução desde o lançamento, em 2016, querendo se manter como a escolha feita por quase 300 mil clientes até o momento e o segundo lugar em vendas do Brasil.

MELHORAR AINDA MAIS

Em sua primeira renovação, o desafio era de melhorar ainda mais um modelo de sucesso. Apoiada em pesquisas de clientes e extensos estudos de tendência, a marca desenvolveu seu novo veículo sobre quatro pilares: design, performance, conectividade e tecnologia.

Referência em design, ela traz um desenho ainda mais moderno na dianteira, que inclui nova logotipia, novos capô, grade e rodas. A picape também ganhou interior completamente modernizado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento somada dos porta-objetos.

NOVA MOTORIZAÇÃO

Uma das novidades mais notáveis da picape está no seu desempenho, com a adoção do motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil. São 185 cv e 27,5 kgfm de torque com etanol, gerados em seus 4 cilindros dispostos em linha. Traz ainda versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, as trações podem ser 4×2 ou 4×4. Um veículo que permite atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer.

MAIS CONECTADA

Cada vez mais a conectividade dos carros assume um papel relevante no dia a dia das pessoas. Tanto que a picape passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical ao centro do painel e uma plataforma completa de serviços conectados.

De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wi-fi dedicado. Tudo isso viabilizado pela parceria com a operadora TIM Brasil, que fornece o eSIM, chip virtual para acesso à internet, que habilita a rede de bordo.

MAIS TECNOLÓGICA

A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante, inclusive, de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), que reúne frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a capacidade dos faróis. O conjunto de instrumentos à frente do motorista 100% digital de 7’’ é equipamento de série em todas as versões. Com tela TFT, proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens.

O pós-venda também foi repensado. Para as versões com o novo motor Turbo 270, o pacote das três primeiras revisões tem o valor mais competitivo do segmento, custando menos até do que na atual Fiat Toro 1.8. A Mopar oferece ampla lista de acessórios originais. Há, por exemplo, estribos, tapetes, arco de segurança (santantônio) e até uma capota rígida de caçamba, de alumínio, que pode ter acionamento elétrico.

VERSÕES

A linha 2022 da Nova Fiat Toro passa a ter nove versões e três opções de motor: Endurance (1.8 flex, 1.3 turbo e 2.0 turbodiesel); Freedom e Volcano (1.3 turbo e 2.0 turbodiesel); e Ranch e Ultra (2.0 turbodiesel). As caixas de mudanças, todas automáticas, são de seis marchas para os motores bicombustível e de nove para o diesel.

Nas versões Endurance, Freedom e Volcano o design não mudou muito, deixando para os modelos topo de gama – Ultra e Ranch – os traços mais ousados e agressivos.

 

MODELOS E PREÇOS

ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590

ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590

ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 152.990

FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890

FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 164.390

VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990

VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 177.690

RANCH TURBO DIESEL AT9 4×4– R$ 185.490

ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 187.490