BMW apresenta inédita versão station do mítico M3

Modelo combina esportividade com versatilidade; produção começa no fim deste ano

BMW-M3-Touring - Caderno Garagem

Como parte das celebrações dos 50 anos da BMW M GmbH, a empresa prepara a primeira aparição mundial do BMW M3 Touring, que vai ocorrer no tradicional Festival da Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, que começa no próximo dia 23. Será a primeira vez que o lendário esportivo da BMW terá uma versão station.

Por fora, o modelo exibe o estilo característico do M3, com linhas musculosas e imponentes e a polêmica grade dianteira sem moldura. Caixas de roda anabolizadas e saias laterais protuberantes também se destacam. Atrás, as quatro saídas de escapamento servem como indicativo do que a station é capaz. O teto pintado de preto – assim como os trilhos longitudinais para rack – reforçam a esportividade.

BMW-M3-Touring - Caderno Garagem
Poderosa perua é clichê, mas serve perfietamente para o M3 Touring

O conjunto motriz é formado pelo motor 3.0 TwinPower turbo de seis cilindros em linha com injeção direta de gasolina, e comando de válvulas com sistemas Duplo Vanos e Valvetronic de variação, capaz de entregar incríveis 517 cv e 66,3 kgfm, acoplado ao câmbio automático Steptronic de oito marchas. A tração é integral permanente xDrive, que garante estabilidade em todas as curvas.

De acordo com a montadora, o M3 Touring acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, enquanto a de 0 a 200 km/h demora 12,9 segundos. A velocidade máxima padrão é de 250 km/h, mas pode ser elevada para 280 km/h com a adoção do pacote opcional M Driver.

BMW-M3-Touring - Caderno Garagem
Display curvo será item de série no M3 Touring

Esportivo sim, mas com muito requinte

Por dentro, um dos destaques é o display curvo (item de série), formado por uma tela de 12,3” que funciona como central multimídia e outra de 14,9” à frente do condutor, como quadro de instrumentos, que apresenta todas as informações relevantes para a condução, com novos gráficos e em um estilo específico M. Widgets específicos com informações sobre a configuração do carro e a condição dos pneus podem ser exibidos na tela inicial do display de controle. O Head-Up Display com conteúdo específico para o modelo é oferecido como opcional.

BMW-M3-Touring - Caderno Garagem
Quadro de instrumentos personalizável

Bancos M Sport com ajustes elétricos, memória e aquecimento, além de acabamento de couro são padrão no BMW M3 Touring. Opcionalmente podem ser adquiridos os bancos dianteiros M Carbon, que combinam maior apoio do corpo com conforto em longas distâncias. O uso de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) na estrutura de assento e encosto, juntamente com recortes nos apoios laterais e abaixo dos apoios de cabeça, resulta em 9,6 kg a menos em relação aos bancos M Sport de série.

BMW-M3-Touring - Caderno Garagem
Espaço satisfatório para três ocupantes

Como se trata de uma station, o M3 Touring possui porta-malas espaçoso, capaz de acomodar 500 litros de bagagem com os bancos traseiros em posição normal ou 1.510 litros com eles rebatidos. A abertura automática da tampa traseira também é item de série.

BMW-M3-Touring - Caderno Garagem
Porta-malas tem capacidade para 500 litros de bagagem

As encomendas do novo BMW M3 Touring na Europa poderão ser feitas a partir de setembro de 2022, antes mesmo do lançamento oficial no mercado, que vai ocorrer em conjunto com o início da produção, previsto para novembro. O BMW M3 Touring será construído na fábrica do grupo BMW, em Munique, junto com a versão sedã.