Motoristas podem pagar multas com 40% de desconto

Integração dos aplicativos da Carteira Digital de Trânsito e do Sistema de Notificações Eletrônicas dá abatimento para quem comete infração de trânsito

 

Nada mais desagradável para o motorista do que receber uma multa de trânsito, que sempre é sinônimo de pontos no prontuário da CNH e prejuízo no bolso. Essa sensação de impotência, porém, pode ser amenizada um pouco.

Os motoristas que já são portadores da Carteira Digital de Trânsito (CDT) têm a possibilidade de pagar as multas com até 40% de desconto, graças à integração dos aplicativos CDT e Serviço de Notificação Eletrônica (SNE). A novidade foi anunciada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) no dia 21 de setembro, como parte dos planos de transformação digital para unificar todos os canais oficiais do órgão.

“A transformação digital caminha ao lado da segurança e nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão”, diz Frederico Carneiro, diretor-geral do Denatran. “A união dos aplicativos CDT e SNE vai eliminar eventuais burocracias nos serviços relacionados ao trânsito.” 

Para ter o direito do desconto de 40%, o motorista precisa acessar as penalidades pelo aplicativo da CDT, reconhecer a autoria da infração e não entrar com recurso administrativo. O pagamento deve ser feito de maneira antecipada. A partir daí, as notificações sempre chegarão via CDT.

O Denatran afirma que o abatimento é possível devido à economia gerada com custos administrativos, de impressão e envio pelos correios. 

Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), todos os órgãos de fiscalização nacionais e mais de 80 órgãos municipais já emitem multas eletrônicas. No entanto, ele alerta que a infração notificada pelo método convencional (carta) não dá ao motorista o benefício do desconto.