Kia confirma híbrido Stonic e já inicia pré-venda no Brasil

Lançado há pouco menos de um ano na Europa, crossover urbano será oferecido no País com motorização híbrida por R$ 149.990; pré-venda já começou

Kia Stonic - Caderno Garagem

Um dia depois adotar oficialmente o novo logotipo da empresa, a Kia Brasil (nova denominação da representante oficial da montadora no País) confirmou a chegada do crossover híbrido Stonic ao País em novembro, assim como o início da pré-venda da novidade, que estará disponível por R$ 149.990. O modelo será o primeiro produto a exibir a renovada logomarca da montadora no mercado nacional.

De acordo com a representante, o maior destaque do Stonic que será vendido por aqui é o motor tricilíndrico 1.0 turbo com injeção direta a gasolina, que conta com um sistema híbrido MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) no qual uma bateria compacta de 48 volts fornece potência adicional ao conjunto, que é capaz de entregar 120 cv e 20,5 kgfm. Esse sistema é mais simples que os híbridos convencionais e não permite trafegar usando somente energia elétrica, mas, mesmo assim, proporciona mais eficiência e redução de emissões.

Contando com uma unidade MHSG (Mild Hybrid Starter Generator) acoplada ao virabrequim do motor por correia, esse componente atua como propulsor e gerador, dependendo da situação. Nas desacelerações e frenagens, por exemplo, ele fornece energia para a bateria, enquanto nas acelerações e em ultrapassagens transmite a energia do acumulador para a transmissão, garantindo potência adicional. Na Europa, o modelo pode ter câmbio manual de seis marchas ou robotizado de dupla embreagem e sete marchas, sendo esta a mais provável de ser oferecida aqui. A tração é dianteira.

Kia Stonic - Caderno Garagem

Um detalhe importante é que o Stonic anunciado para o Brasil é comercializado na Europa como versão esportiva do modelo, com o “sobrenome” GT Line e conta, opcionalmente, com diversos equipamentos de assistência ao motorista, como alerta de colisão frontal com reconhecimento de pedestres e ciclistas, assistente de permanência em faixa, alerta e monitor de ponto cego, limitador inteligente de velocidade, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, entre outros.

Kia Stonic - Caderno Garagem
Interior transmite impressão de qualidade no acabamento

Por aqui, a estratégia prevê anunciar o Stonic como SUV compacto (embora no exterior ele seja identificado como crossover), para disputar a preferência do público. “O Stonic será o primeiro SUV híbrido compacto do mercado brasileiro”, declarou José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil. “E trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos”, completou.