Ford abre “cofre” de sua história ao público

Pela primeira vez, a Ford está disponibilizando fotos e catálogos históricos de modelos Ford e Lincoln

Ford - Caderno Garagem
Ford Bronco 1966

Como parte das comemorações de seu 119º aniversário, a Ford Motor Company está disponibilizando, pela primeira vez, fotos e catálogos em alta resolução de diversos modelos das marcas Ford e Lincoln lançados durante os primeiros 100 anos da empresa – de 1903 a 2003. De acordo com a fabricante, são mais de 5 mil fotografias selecionadas e a coleção vai continuar a ser ampliada à medida que novos itens forem sendo adicionados.

Por meio do site fordheritagevault.com os fãs, entusiastas por automóveis e jornalistas podem pesquisar e baixar gratuitamente as imagens para uso pessoal.

“Estamos abrindo nossos arquivos de uma maneira que nunca fizemos antes”, disse Ted Ryan, gerente de arquivo e patrimônio da Ford. “Nossos depósitos foram criados há 70 anos e, pela primeira vez, estamos abrindo o cofre para o público ver; este é apenas o primeiro passo para tudo o que virá no futuro”, completou.

O material disponível atualmente no portfólio online foi cuidadosamente selecionado ao longo dos últimos dois anos pela equipe responsável pelos arquivos da Ford. Muitas das imagens em alta resolução mostram o design e a funcionalidade dos veículos Ford e Lincoln. Outras são imagens emblemáticas que realçam a história da Ford para fãs e entusiastas de automóveis.

Um conjunto de catálogos serve como cápsula do tempo para os anos 1970 e 1980. A série foi criada para comercializar kits de itens de design de veículos específicos para consumidores mais jovens, utilizando imagens que destacam a vida ao ar livre e esportes, como paraquedismo e corridas.

Apresentação do Shelby GT 350 modelo 1965 na feira mundial de 1964

“Complementando todas as fotos de veículos disponíveis no Ford Heritage Vault, catálogos como esses adicionam muito mais informações e impacto para as pessoas que desejam conhecer nossos produtos, patrimônio e acessórios”, afirmou Ciera Casteel, arquivista de processamento, que participou da seleção de material para o site.

Tradição acessível a todos

Antes de ser aberto ao público, o Heritage Vault foi testado junto a um público restrito e modelos como Ford Bronco e as picapes da F-Series foram itens de pesquisa comuns entre os avaliadores. Meteor, Fairlane, Galaxie, Modelo A e Edsel também se mostraram bastante populares.

O Ford Heritage Vault foi criado com recursos de acessibilidade que traduzem fotos, tabelas e gráficos e outros ativos pré-digitais para compatibilidade com tecnologia assistiva agora usada por visitantes cegos e deficientes visuais, como leitores de tela, para interpretar sites. Os usuários do Heritage Vault podem solicitar versões corrigidas de folhetos adicionais conforme necessário.

1959_Um Ford Country Squire de 1959 adaptado para camping

“Esses ativos nasceram analógicos e trabalhamos duro para trazê-los para o mundo digital”, disse Casteel, que liderou o esforço para tornar o material acessível. “Mas digitalizar não era suficiente. Para nós, foi muito importante tornar o Heritage Vault acessível a todos”.