Ford desenvolve novos sistemas de segurança

Parceria com a empresa Mobileye vai aprimorar dispositivos de assistência ao motorista nos carros da montadora

 

A segurança já se tornou aspecto fundamental na decisão de compra de um automóvel. Por isso, as montadoras buscam aprimorar sistemas para deixar motorista e passageiros mais seguros a bordo. Em parceria com a empresa israelense de tecnologia Mobileye, a Ford está desenvolvendo novos dispositivos de assistência ao motorista, incluindo alertas avançados de colisão com detecção de veículos, pedestres e ciclistas.

“Recursos do Ford Co-Pilot360 foram projetados para dar confiança extra aos ocupantes”, afirma Lisa Drake, diretora de operações da Ford América do Norte. “Agora, personalizando o software e a tecnologia de detecção da Mobileye, os sistemas de assistência continuarão evoluindo para proteger os passageiros ao longo da vida útil do veículo.”

Caberá à Mobileye fornecer sua família de dispositivos de sensoriamento de visão EyeQ para os sistemas avançados de assistência de níveis 1 e 2 dos automóveis globais da Ford.

O Nível 1 é definido como automatização de uma única parte da experiência de dirigir, como direção ou aceleração/desaceleração. Já os sistemas do Nível 2 oferecem suporte de direção e de aceleração/frenagem. Os dois sistemas exigem que o motorista supervisione a operação do veículo.

A Ford colocará o logo da Mobileye em destaque nas telas da central multimídia Sync nas funções dedicadas à assistência ao motorista. Assim, pela primeira vez, os clientes serão informados que a Ford estará usando a capacidade de detecção da Mobileye para ampliar os recursos da tecnologia Ford Co-Pilot360.

Faz parte do acordo a introdução de chips e do software EyeQ da Mobileye para suportar os recursos do Ford Co-Pilot360. A tecnologia da Mobileye ajudará a identificar com mais precisão o que a câmera do para-brisa do carro pode “ver”. Ou seja, além de faixas na pista, sinais de trânsito, pedestres e outros automóveis, o sistema monitora manutenção na faixa, farol alto automático, assistência pré-colisão com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo inteligente e direção sem as mãos Active Drive Assist, que estará disponível nos novos Mustang Mach-E e F-150.

Segundo a parceria, os modelos da Ford vão usar as plataformas EyeQ3 e o EyeQ4, da Mobileye, como sistemas avançados de assistência ao motorista de níveis 1 e 2. A família EyeQ é capaz de absorver processamentos complexos com baixo consumo de energia, mesmo quando instalada no para-brisa do veículo. O EyeQ4 pode processar múltiplos sensores e outras entradas requeridas pelos recursos de assistência ao motorista.

A fabricante também avalia se vale a pena implementar o Roadbook em seus carros. Ele utiliza dados anônimos fornecidos por câmeras de veículos, a fim de criar um mapa de alta definição, acessado pelas tecnologias de assistência ao motorista.