Volkswagen e Microsoft se juntam para criar soluções de condução automatizada

Nova plataforma vai trazer mais inovações tecnológicas aos carros do Grupo

 

A Car.Software, empresa de software do Grupo Volkswagen, fez parceria com a gigante de tecnologia Microsoft para construir uma plataforma de condução automatizada (PCA) baseada na nuvem sobre o Microsoft Azure. A ideia é fomentar a capacidade de dados e computação e entregar experiências de condução automatizada em escala global.

O resultado esperado é o aumento de eficiência no desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista para os automóveis das marcas do Grupo Volkswagen. Não é o primeiro acordo entre as duas companhias. Volkswagen e Microsoft mantêm acordos estratégicos desde 2018, a fim de expandir os serviços digitais e as propostas de mobilidade da montadora.

“A transformação do Grupo Volkswagen em provedor digital de mobilidade aperfeiçoará o desenvolvimento de softwares. A construção da plataforma de condução automatizada com a Microsoft vai simplificar o trabalho de nossos desenvolvedores por meio de um ambiente de engenharia baseado em dados”, afirma Dirk Hilgenberg, CEO da Car.Software. “Estamos juntando nossa expertise na criação de soluções de condução conectada com o know-how da Microsoft sobre nuvem e engenharia de software. A sinergia tornará mais ágil a entrega de serviços de mobilidade seguros e confortáveis.”

Segundo Scott Guthrie, executivo da Microsoft, “a força da Microsoft Azure e suas capacidades de computação, dados e inteligência artificial permitirão que a Volkswagen entregue mais rapidamente soluções confiáveis de condução automatizada aos seus clientes.”

Empolgadas com o acordo, as duas empresas afirmam que os veículos de condução automatizada ajudarão a melhorar a segurança dos passageiros e, ao mesmo tempo, reduzirão os congestionamentos, deixando a mobilidade urbana ainda mais confortável.

Construir tais soluções exige capacidades computacionais de alta escala. Grande volume de dados obtidos nas rodovias e condições meteorológicas, detecção de obstáculos e comportamento dos motoristas precisarão ser gerenciados a cada dia para treinamento, simulação e validação de funções da condução automatizada.

Alem de informações colhidas por simulações, a Car.Software e a Microsoft contarão com uma base de dados de milhões de quilômetros rodados pelos veículos do grupo, assim como informações de simulações. A PCA ajudará a reduzir esses ciclos de desenvolvimento de meses para semanas e a gerenciar o enorme volume de dados com agilidade.

A Car.Software foi fundada em 2020 para ajudar o Grupo Volkswagen a se transformar em um provedor de mobilidade baseado em software. Até 2025, a companhia planeja investir 27 bilhões de euros em digitalização e aumentar o desenvolvimento próprio de softwares no automóvel para 60% — hoje é de 10%.