Audi vai à frente na digitalização dos sistemas de iluminação

Tecnologia permite inovar em segurança, design e até na comunicação ao dirigir

Audi de traseira com luzes de lanternas personalizadas - Caderno Garagem

Já faz algum tempo que a Audi vem se destacando no desenvolvimento de sistemas de iluminação automotiva e, recentemente, a empresa anunciou que vai implantar três novas funcionalidades em seus conhecidos conjuntos de faróis digitais Matrix LED, a fim de aumentar a segurança e melhorar a experiência do condutor.

“A tecnologia e o design de iluminação têm sido fatores de sucesso para a nossa marca durante décadas, tornando-se uma área de foco para a Audi. Isto permitiu-nos continuar a estabelecer novas referências na indústria automotiva”, afirmou Oliver Hoffmann, executivo da diretoria de desenvolvimento da fabricante de Ingolstadt. “A digitalização da iluminação nos permite disponibilizar novas funções que podemos utilizar para aumentar de forma significativa a segurança. Por exemplo, ao combinar as luzes traseiras digitais OLED com a sinalização de indicação de proximidade, é possível comunicar com o mundo exterior, dependendo da situação. Além disso, pela primeira vez, esta tecnologia permite aos condutores selecionarem a sua própria assinatura de luz traseira através do MMI – algo que só está disponível na Audi”, completou.

Lanternas traseiras personalizáveis - Caderno Garagem
Exemplo de lanternas em OLED possíveis de serem adotadas pela Audi

As duas primeiras funções que estreiam no Digital Matrix LED são a luz de orientação em estradas secundárias e a luz da faixa de rodagem com indicação de direção. A primeira ilumina a faixa de rodagem logo à frente do carro, ajudando o condutor a concentrar-se somente na condução. Esta marcação é integrada por meio da posição da luz de orientação – através de setas escuras projetadas em um tipo de “tapete de luz” conhecido como a luz da faixa de rodagem – que indica antecipadamente a posição do veículo Audi entre as marcações da faixa, facilitando uma condução segura no centro da faixa de rodagem. Esse recurso é bastante útil, por exemplo, em vias estreitas junto a locais em construção: a iluminação é dirigida exclusivamente para a faixa do veículo e não para as faixas do local de construção, de modo que o condutor se concentre apenas na faixa de rodagem.

A segunda função nova é ainda mais útil: as luzes indicadoras de mudança de direção na faixa de rodagem. Com a seta ativada, os faróis Digital Matrix LED criam uma área dinâmica de luz intermitente no lado correspondente da faixa de rodagem, reforçando o alerta para os demais motoristas para a manobra que será realizada. A Audi afirma que esta é uma forma de tornar a condução mais segura para todos na estrada, em especial quando há trânsito intenso.

Luzes traseiras personalizáveis - Caderno Garagem
Luzes traseiras personalizáveis

Terceira nova função: informação avançada de trânsito

Alertas sobre acidentes ou congestionamentos à frente já estão disponíveis e podem ser vistos na tela da central multimídia de diversos veículos, mas a Audi está indo além. Os faróis Matrix LED projetam agora um indicador de aviso na estrada à frente do veículo durante cerca de três segundos. Esse recurso permite que o condutor siga atento na estrada e proporciona um tempo de resposta muito mais rápido em caso de emergência no trânsito.

Infográfico luzes Audi - Caderno Garagem
Luz de orientação

Os sistemas de iluminação da Audi também possuem recursos estéticos, além das funcionais. O motorista pode escolher entre várias opções a assinatura visual do conjunto óptico, tanto dianteiro quanto traseiro, por meio de um simples ajuste no computador de bordo. Formado por LEDs orgânicos (OLED), as luzes traseiras de alguns modelos também podem ser personalizadas. 

Infográfico luzes Audi - Caderno Garagem
Luz de orientação com indicador de direção (seta)

Tem mais: quando outro carro se aproxima de um Audi parado, os sensores de estacionamento detectam o movimento e acionam todos os segmentos OLED restantes, proporcionando o aumento da luminosidade, tornando o veículo ainda mais visível – e proporcionando mais segurança. Quando a distância volta a aumentar, as luzes traseiras digitais de OLED voltam à assinatura selecionada. Esta medida de segurança adicional aplica-se mesmo a ciclistas e motociclistas.

Infográfico luzes Audi - Caderno Garagem
Alerta adicional de emergência à frente

“A tecnologia e o design de iluminação são inseparáveis na Audi. A luz é uma expressão visível de nosso lema ‘Vorsprung durch Technik’ (liderar pela tecnologia, em alemão). Damos ao veículo uma imagem inconfundível e evidenciamos o caráter do modelo e da marca. Um Audi deve ser imediatamente reconhecível à noite, tanto de perto como à distância. Assim, mantemos um princípio que garante o reconhecimento, mas também deixa o espaço necessário para destacar o caráter do veículo, em particular”, afirmou Cesar Muntada, chefe de design de iluminação da Audi.

Painel Touch da Audi - Caderno Garagem