Game alerta sobre os perigos de dirigir e digitar ao mesmo tempo

Lançado pela Chevrolet, o jogo Zap Racing funciona no WhatsApp e nunca tem um vencedor

Dirigir e digitar no telefone celular são duas coisas totalmente incompatíveis e perigosas. Para alertar sobre esse risco que compromete a segurança no trânsito, a Chevrolet criou um jogo que ajuda a educar os motoristas de maneira divertida.
 Com planejamento e desenvolvimento tecnológico da empresa Commonwealth//WMcCann, o Zap Racing é um game dentro do WhatsApp, que simula uma corrida de carros. Para jogar, as pessoas usam emojis que desviam de obstáculos como buracos, pedestres e veículos, até chegar à segunda fase.

O nível de dificuldade aumenta da primeira para a segunda etapa e, ao final, quando o jogador pensa que vai “zerar” o game, ele acaba colidindo inevitavelmente, recebendo a mensagem de que digitar enquanto dirige nunca dá certo.
“Queremos passar esse recado de maneira lúdica, o que facilita a absorção do conteúdo. O objetivo é que o usuário sempre perca o jogo, independentemente da sua habilidade, para ver, de um jeito interativo, a importância de manter a atenção na condução e nunca no celular”, diz Federico Wassermann, gerente de marketing da GM América do Sul. 

O game funciona graças a um chatbot no WhatsApp, desenvolvido especialmente para a ação. Ao receber a mensagem de contato, o usuário manda um “olá” e, em seguida, recebe as primeiras instruções. Durante a conversa, o jogo vai se desenvolvendo em uma grade de nove colunas por 12 linhas, que são preenchidas com obstáculos.

O carrinho pode ser trocado de coluna a partir do envio de comandos pelo chat. Em seguida, o servidor responde com um feedback visual da posição atualizada. Quando consegue desviar de todos os obstáculos, o competidor avança uma fase. No último nível, não tem escapatória: ele sempre colidirá e perderá o jogo. Uma mensagem de conscientização é exibida e o jogo se encerra.
 

A comunicação do Zap Racing ao público será feita por meio de conteúdo especial para Instagram Stories e Twitter, juntamente com outras dicas importantes sobre os perigos de usar o smartphone ao volante. Além disso, é possível compartilhar o contato do chatbot com os amigos no Whatsapp, para que eles também possam jogar. E, acima de tudo, se conscientizar.