
Há alguns pecados no mercado automotivo difíceis de engolir. Um deles diz respeito às vendas tão ruins do Volkswagen Golf no Brasil, uma vez que se trata de um carro e tanto – mas com o preço salgado. Azar o nosso, porque a cada geração ele só melhora. A montadora apresentou em sua sede na Alemanha, em 24 de outubro, a oitava geração do Golf ao longo de 45 anos de história do hatch.
A marca não confirma oficialmente, mas o projeto do novo Golf teria exigido o investimento de R$ 9 bilhões. Supõe-se que boa parte dessa bolada foi direcionada no desenvolvimento da conectividade, da eletrificação e de novas tecnologias do modelo.
A oitava geração do Golf vai estrear em dezembro na Europa com cinco opções de motores híbridos. O sistema híbrido da Volkswagen, batizado de eTSI, tem arquitetura elétrica de 48V e usa bateria de íon de lítio, como a maioria dos veículos elétricos. Segundo a fabricante, o Golf com o sistema eTSI gasta 10% menos combustível que o Golf atual e será vendido em três calibrações diferentes: 110 cv, 130 cv e 150 cv.
Mas existem mais duas versões eletrificadas do Golf VIII. A primeira rende 204 cv de potência e a outra entrega 245 cv, que leva o sobrenome GTE. Os modelos híbridos plug-in recebem bateria de 13 kWh, que garante autonomia de 60 km no modo elétrico. O consumidor europeu que ainda reluta em comprar um automóvel eletrificado terá à disposição as versões do Golf VIII com motores TSI a gasolina (de 90 cv ou 110 cv), TDI a diesel e a gás natural (TGI).
O design, mais aprimorado, segue o padrão da geração anterior. Os faróis afilados ladeiam a entrada de ar bem estreita, que abriga o logotipo da marca. Abaixo, uma tomada de ar bem maior corre por toda a parte frontal do carro. Na traseira, a elegância das lanternas destacam-se do conjunto.
No capítulo tecnologia e conectividade, o novo Golf traz o recurso Car2X, que permite ao hatch permanecer conectado com a internet e receber atualizações sobre informações viárias e de outros carros localizados em um raio de até 800 m. O dispositivo alerta o motorista a respeito de qualquer imprevisto presente na sua rota.
A Volkswagen não revela se pretende importar a oitava geração do Golf para o Brasil. Em novembro, ela deverá lançar a versão híbrida GTE, ainda na carroceria da sétima geração. O Golf com design mais moderno e com propulsão eletrificada ajudaria, quem sabe, a ressuscitar a imagem do carro por aqui. Mas parece um sonho distante.