Volvo produz série sobre sustentabilidade

Em seis episódios, iniciativa abordará temas como economia circular, aquecimento global e responsabilidade ambiental

Volvo - Caderno Garagem

As montadoras nunca falaram tanto de sustentabilidade como agora. Novas políticas de governança, a imposição de reduzir as emissões de CO2 na atmosfera e o advento dos carros eletrificados são fatores que reforçam as discussões das fabricantes sobre o tema.

Pensando nisso, a Volvo está produzindo a websérie “Eu me Desenvolvo”, em que a médica Karina Oliani apresenta novas perspectivas a respeito de sustentabilidade, trazendo convidados para o debate.

Em intervalos quinzenais, cada episódio procura trazer um olhar diferente sobre a sustentabilidade e como desenvolvê-la no dia a dia. O primeiro capítulo da série já está no ar e aborda a economia circular, com a participação de Sylvio Rocha, fundador da produtora independente Tocha Filmes. Ele fala de assuntos de responsabilidade socioambiental em seus projetos.

Em outros episódio, estarão presentes a mestre de administração pública, Natalie Unterstell, que participa ativamente de discussões sobre o clima na ONU; a jornalista chilena Paulina Chamorro, fundadora da Liga de Mulheres pelos Oceanos; e o capitão do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, Leo Farah, também co-fundador da HUMUS, associação que ajuda na prevenção e capacitação de comunidades em área de risco.

Volvo - Caderno Garagem

“O projeto é uma forma de colaborar com uma discussão cada vez mais importante no mundo”, afirma Karina Oliani.

Além de eletrificar totalmente a sua frota, a Volvo vem tomando decisões, como não usar mais couro de origem animal em seus revestimentos. Entre os diversos projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela empresa está o tênis sustentável, produzido em parceria com a Casca Footwear. Ele é feito de material reciclável e foi lançado com a campanha para o Dia Mundial Sem Carro.

“A Volvo tem trabalhado para se tornar cada vez mais sustentável com atitudes e campanhas para nossos colaboradores, parceiros e clientes”, diz Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil. “Entendemos que a sustentabilidade está além da mobilidade urbana e precisamos falar de assuntos que influenciam na melhoria do planeta.”

Volvo - Caderno Garagem

Confira os temas de cada episódio, as datas de veiculação e os convidados:

1. Economia Circular – Sylvio Rocha (no ar)
2. Aquecimento Global – Natalie Unterstell (28/10)
3. Poluição Plástica e Oceanos – Ana Luzia Lacerda (11/11)
4. Reciclagem e Resíduos Sólidos – Tommy Gustafsson (25/11)
5. Pesca sustentável – Paulina Chamorro (09/12)
6. Responsabilidade e segurança ambiental – Leo Farah (22/12)


Assista ao primeiro episódio em: