Stellantis confirma SUV derivado do Argo

Utilitário esportivo compacto será feito em Betim (MG), com lançamento previsto para o segundo semestre

 

A Stellantis (fusão dos grupos FCA e PSA) iniciou oficialmente suas atividades anunciando um amplo pacote de lançamentos para o mercado argentino, mas com reflexos também no Brasil. O principal deles é o Projeto 363, SUV compacto feito sobre a plataforma do Argo e que será lançado aos ‘hermanos’ no último trimestre do ano. No entanto, é bem provável que ele chegue antes por aqui.

O Projeto 363 será produzido em Betim (MG) e concorrerá diretamente no segmento do Hyundai Creta e Nissan Kicks, mas o alvo mesmo é sem dúvida o Volkswagen Nivus, campeão de vendas. A Fiat já havia antecipado que planeja apresentar uma série de utilitários esportivos nos próximos anos e, além do SUV do Argo, a agora Stellantis desenvolverá um SUV maior.

O Projeto 363 vai compartilhar componentes do Argo no sentido de reduzir custos de produção – uma das premissas da Stellantis. O modelo derivado do hatch foi mostrado em um evento realizado na Argentina, que expôs também os outros 10 lançamentos do ano previstos para o país.

As proporções foram ligeiramente aumentadas em relação ao Argo. O comprimento será de 4,10 metros, com 1,54 m de altura e 1,76 m de largura. Portanto, 10 cm a mais no comprimento, 4 cm na altura e 3,6 cm a mais em relação ao modelo no qual se baseia. A distância entre-eixos também aumentou em relação ao hatch, o que proporciona mais espaço interno, principalmente aos passageiros do banco de trás.

As duas opções de motor deverão ser o 1.3 l Firefly aspirado de 109 cv (com etanol) e o novo Firefly T3 1.0, 3 cil. turbo, que deverá entregar cerca de 125 cv. Um novo câmbio CVT substituirá o automático atual de seis marchas empregado na Toro e no Renegade 1.8.

Neste primeiro trimestre chegam na Argentina o Fiat Mobi Like e Jeep Gladiator. No segundo, estão programados Fiat Cronos ED, Jeep Renegade 80th e RAM Rebel. No terceiro trimestre é a vez da picape Fiat Toro reestilizada, do Jeep Compass 80th, do Fiat 500 híbrido e da RAM ED. Para fechar o ano, aparecerão o SUV Argo e o Jeep Compass de sete lugares (Projeto 598).

Os preços 363 (Argo SUV) não foram revelados ainda nem para o mercado brasileiro, ou argentino, mas deverão se situar na mesma faixa de seus principais concorrentes citados acima, entre R$ 80 e R$ 95 mil.