Bluelink é o novo sistema de conectividade da Hyundai

Plataforma atua nas áreas de segurança, manutenção e conveniência para ajudar o motorista

A Hyundai anunciou, nesta segunda-feira (26), sua plataforma global de conectividade, a Bluelink. Segundo a marca sul-coreana, o sistema reúne tecnologias concentras em cinco grupos de serviços: segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro. Por enquanto, o Bluelink estará disponível no compacto HB20 2022, mas quem já possui o modelo não terá como instalar o pacote em seu carro.

Os usuários não pagarão nada nos seis primeiros meses de degustação. Terminado esse período, será cobrada uma mensalidade de R$ 30 para o acesso a todos os recursos. “Com o Bluelink, queremos democratizar os serviços de conectividade. Por isso, ele vai equipar primeiramente o HB20, o carro mais popular da marca”, afirma Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul.

A Vivo é a empresa responsável pelo cruzamento de informações que farão a comunicação entre Data Center, Central de Atendimento e App Bluelink. “A solução desenvolvida com a Hyundai engloba um ecossistema dedicado ao carro conectado”, explica Alex Salgado, vice-presidente B2B da Vivo.

O Bluelink oferece funcionalidades importantes para ajudar os motoristas. No item segurança e assistência estão disponíveis a notificação automática de colisão e a assistência 24 horas. A primeira envia um sinal à Central SOS Bluelink quando os airbags são acionados. O atendente é informado de que se trata de um acidente grave e visualiza a localização exata do veículo.

A partir daí, ele envia uma ambulância para o socorro e tenta fazer contato com os ocupantes do veículo até a chegada do resgate. Sobre a assistência 24 horas, o proprietário do automóvel pode solicitar assistência de emergência todos os dias, pressionando o botão SOS, no retrovisor interno. O operador atenderá o chamado e enviará o guincho ao local.

Hoje, esse serviço é gratuito aos clientes da Hyundai no primeiro ano de uso dos modelos fabricados em Piracicaba (SP). No caso dos usuários do Bluelink, a assistência 24 horas está inclusa no pacote de serviços sem custo adicional.

O Bluelink também dificulta a vida dos gatunos, ao oferecer rastreamento, imobilização e notificação de veículo roubado. O dono entra em contato com a Central SOS Bluelink que, por sua vez, enviará à polícia a localização do veículo. É possível solicitar que a central bloqueie o motor para novas partidas após ser desligado. Tem mais: sempre que alguém forçar ou abrir as portas e o alarme disparar, o usuário receberá um aviso no smartphone.

Já os serviços de conveniências possuem funções remotas, acessadas pelo App Bluelink, como acionamento do motor a distância e climatização da cabine. Nesta função, o motor pode ficar ligado entre dois minutos e dez minutos. Na ferramenta Find My Car, o motorista pode ver a localização do carro em qualquer ponto do país e tem acesso a uma lista de concessionários Hyundai, restaurantes e postos de combustíveis.

Para evitar os espertinhos que levam seu carro para estacionar, o recurso Alerta de Valet determina a distância a ser percorrida, a velocidade e o tempo máximo de motor ocioso. Se tais parâmetros forem violados, uma notificação é disparada. Pela central multimídia também é possível ver o diagnóstico completo de sistemas do carro, como airbags, pressão dos pneus e direção elétrica.