Família Cruze se reforça com versões RS e Midnight

Hatch RS tira de linha versões LT, LTZ e Premier, ao passo que o sedã ganha novas cores, além do preto

GM Cruze RS e Midnight - Caderno Garagem

A General Motors deu um upgrade no portfólio do Chevrolet Cruze, ao lançar, de uma só vez, as edições RS e Midnight. O hatch RS tem vocação mais esportiva, com a recalibração do conjunto mecânico, e herda o acerto específico de suspensão e direção da configuração Sport6.

Na parte frontal, o RS tem grade com detalhes cromados escurecidos, o emblema da Chevrolet com fundo preto e faróis com LED e máscara negra. O logo vermelho da versão fica junto das entradas de ar.

Visto de perfil, a moldura das janelas, o adesivo de coluna e os retrovisores seguem o visual escurecido, a fim de realçar as proporções atléticas do hatch, assim como a linha de cintura. Já as rodas personalizadas deixam o carro com aspecto mais arrojado.

GM Cruze RS e Midnight - Caderno Garagem

Na traseira, o aerofólio também foi escurecido, assim como os emblemas com o nome e a marca do veículo na tampa, próximo das lanternas de LED tridimensionais.

“A atual geração do Cruze Sport6 já possuía elementos da configuração RS norte-americana, como para-choques esportivos, faróis auxiliares horizontais e saída de escapamento inspirada em carros de competição”, afirma Alexandre Ameri, gerente de design da GM América do Sul. “Agora, esses detalhes extras de acabamento credenciam o modelo a receber a chancela desta versão tão cultuada.”

GM Cruze RS e Midnight - Caderno Garagem

O interior do Cruze RS reforça a ideia de interação com o motorista. Os diferenciais são a seleção dos materiais e a escolha da cor preta dos revestimentos de teto, assoalho, colunas, painéis e bancos. Já as costuras dos assentos, por exemplo, foram feitas com linha vermelha.

A lista de equipamentos de série oferece seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré de alta definição, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, acendimento automático dos faróis por meio de sensor crepuscular, sensor de chuva, central de informação digital colorida e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento.

O pacote de conectividade é um caso a parte. O RS dispõe de pareamento para Apple Car Play e Android Auto na tela de oito polegadas do sistema MyLink, wi-fi nativo, aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch que permite comandar funções do carro a distância e tecnologia OnStar de telemática avançada.

O hatch possui amortecedores especiais, eixo traseiro mais rígido e ajuste específico da suspensão, que combinado com uma calibração exclusiva da direção elétrica, entrega melhor estabilidade em curvas e respostas precisas em altas velocidades.

GM Cruze RS e Midnight - Caderno Garagem

O motor 1.4 turbo desenvolve 153 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, aliado à transmissão automática de seis velocidades. Se quiser, o motorista pode fazer as trocas manualmente pelo sistema Active Select, na alavanca de câmbio.

Em se tratando de Cruze hatch, a GM vai apostar tudo na RS. Dessa forma, ela tira de linha as versões LT, LTZ e Premier.

Cruze Midnight

A segunda novidade da linha Cruze é a versão Midnight, que amplia o leque do sedã. O modelo traz novo conceito para a Midnight: além do tradicional preto Ouro Negro, o cliente terá as opções de cores metálicas azul e cinza para a carroceria. Assim como outros modelos da série Midnight da GM, o Cruze se destaca pelos acabamentos sofisticados e customizados.

GM Cruze RS e Midnight - Caderno Garagem

Na frente, o destaque é a barra cromada escurecida que divide as duas entradas de ar do motor turbo. A grade, com elementos estéticos internos, é própria do sedã. Faróis com máscara negra e luz de condução diurna em LED e luzes auxiliares tipo canhão completam o conjunto.

Na lateral, as rodas aro 17 têm dois tons e a ausência de frisos é proposital, para que os vincos da carroceria sejam evidenciados. A traseira é mais curta que a dos sedãs tradicionais, favorecendo o espaço para os cinco ocupantes. Mas isso não compromete o porta-malas, capaz de acomodar 440 litros.

GM Cruze RS e Midnight - Caderno Garagem

O Cruze Midnight reúne equipamentos como ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação, partida por botão, chave eletrônica para travamento e destravamento das portas, tampa traseira com sensor de aproximação, regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.

O sistema de conectividade, o motor 1.4 turbo e a transmissão automática de seis marchas são os mesmos do hatch RS. Os dois carros começam a abastecer as concessionárias nos próximos dias, mas a GM ainda não divulgou os preços.